"Aprendi com a primavera; a deixar-me cortar e voltar sempre inteira." Cecília Meireles
Nosso e-mail
Rua Mariz e Barros 273, sala 221-A, Tijuca- RJ
Nosso e-mail: cacmiserj2012@gmail.com
sexta-feira, 13 de novembro de 2009
30º ENEPe Brasília 2010
A Comissão de Comunicação do 30º ENEPe está criando infraestrutura para que a reunião seja transmitida pela internet, possibilitando dessa forma que os estudante que não puderem participar do evento in loco possam participar de forma virtual.
Fique atento, pois assim que a estrutura estiver pronta serão divulgados os procedimentos para que todos possam acompanhar e participar da reunião da ExNEPe.
Quaisquer sugestões para o site podem ser enviadas para o e-mail enepebrasilia2010@gmail.com
domingo, 8 de novembro de 2009
A palestra inaugural será proferida pela professora Drª Lia Faria (UERJ) na Sala 300 (Sala Lourenço Filho) às 17h. Após, realizaremos uma visita à exposição localizada na Biblioteca Cecília Meireles, com curadoria da Profª Drª Sonia Lopes e, finalmente, o coquetel de confraternização.
Favor divulgar amplamente!!!
Esperamos por todos.
quinta-feira, 29 de outubro de 2009
12º FONEPE EM BELO HORIZONTE
http://twitter.com/fonepe
ORKUT:
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=92534390
PROGRAMAÇÃO:
http://12fonepe.blogspot.com/
Nesse fds na UFMG:
12º Fórum Nacional de Entidades de Pedagogia!
De 31/10 a 02/11/2009
“A REGULAMENTAÇÃO E A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO EM QUESTÃO”
EIXOS DO XII° FONEPe:
A Regulamentação da Profissão.
DCN´s e Formação do Pedagogo.
Reforma Universitária.
Criminalização dos Movimentos Sociais.
GDT’s:
Reorganização do Movimento Estudantil da Pedagogia
Assistência Estudantil
Formação do pedagogo:
1.Regulamentação
2.DCN's
3.Fo
4.Ensino a Distância
5.Instituições e Conselhos da Regulamentação da Profissão
Educação Popular:
1.Criminalização dos Movimentos Sociais.
2.Espaços Não Formais de Formação.
3.Educação e Luta Pela Terra.
“Que se prepare a juventude estudantil do país, para que cada um, em um futuro imediato tome o posto que lhe seja destinado, e o tome sem vacilações e sem necessidade de aprender pelo caminho."
(Guevara, 1959)
Contatos:
D.A. UEMG: (31)3226-5964
D.A. UFMG: (31)3409-6364
Gustavo Max: (31)9655-8289
Aryanne: (31) 9179-1647
Ione: (31) 9905-77
Sabendo de mais detalhes relacionados postarei aqui.
REVIRAVOLTA SIM!
Nós da CHAPA REVIRAVOLTA estamos nos candidatando a reeleição para darmos continuidade ao nosso trabalho construído ao longo da nossa gestão no C.A. Nesse período conseguimos grandes vitórias, como a renovação do reconhecimento do CNS, a entrega dos primeiros diplomas do CNS, a aprovação da equivalência do CNS para Pedagogia e abertura de vestibular para o Ensino Superior do ISERJ. É na perspectiva de fazer uma gestão democrática que solicitamos o voto de confiança de vocês para continuarmos representando o corpo discente do ISERJ. Acreditando que a qualidade do Curso de Formação de Professores do ISERJ pode melhorar e alçar grandes vôos. Para isso ocorrer contamos com o apoio dos colegas mais antigos do CNS e galera que está iniciando da Pedagogia.
Principais propostas:
1. Buscar informações junto aos órgãos competentes para saber a definição da matriz curricular de Pedagogia;
2. Lutar pela implantação de um Laboratório de informática com internet que seja específico para os alunos do Ens. Superior;
3. Reivindicar Concurso público para professores do Ens. Superior do ISERJ que seja específico com as áreas de conhecimento do curso (exigindo que tais docentes tenham experiência com a Ed. Infantil, Ens. Fundamental, EJA, entre outras áreas);
4. Trazer a discussão sobre a reforma universitária para o ISERJ, com a finalidade de termos um posicionamento institucional;
5. Fazer com que tenhamos uma maior articulação com outras instituições de Ens. Superior, públicas e privadas para sairmos dos muros do Instituto e vivenciarmos novas experiências;
6. Fazer uma escala para manter o C.A aberto nos 3 turnos afim de atender as demandas dos alunos;
7. Elaborar coletivamente a reforma do Estatuto;
8. Reivindicar o manual do aluno e o manual de estágio com o objetivo que os alunos não fiquem perdidos sem saber o que pode ou não fazer no curso;
9. Articular os alunos com a direção e a burocracia da instituição para garantir acesso à informação;
10. Abrir um blog do C.A para divulgar informações.
28 e 29 de outubro de 2009 é nosso calendário eleitoral do ISERJ.
VOTEM!
Participem do processo eleitoral.
bjsss
sábado, 17 de outubro de 2009
INSCRIÇÕES PARA CONCURSO DA FAETEC 2010
Os editais são divulgados no site http://www.faetec.rj.gov.br/ , com os calendários completos, as vagas e demais informações sobre os processos seletivos.
A Faetec é um órgão do governo do estado do Rio de Janeiro vinculado à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia.
É PÚBLICA!!!
sexta-feira, 16 de outubro de 2009
Primavera por Cecília Meireles
A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la. A inclinação do sol vai marcando outras sombras; e os habitantes da mata, essas criaturas naturais que ainda circulam pelo ar e pelo chão, começam a preparar sua vida para a primavera que chega.
Finos clarins que não ouvimos devem soar por dentro da terra, nesse mundo confidencial das raízes, — e arautos sutis acordarão as cores e os perfumes e a alegria de nascer, no espírito das flores.
Há bosques de rododendros que eram verdes e já estão todos cor-de-rosa, como os palácios de Jeipur. Vozes novas de passarinhos começam a ensaiar as árias tradicionais de sua nação. Pequenas borboletas brancas e amarelas apressam-se pelos ares, — e certamente conversam: mas tão baixinho que não se entende.
Oh! Primaveras distantes, depois do branco e deserto inverno, quando as amendoeiras inauguram suas flores, alegremente, e todos os olhos procuram pelo céu o primeiro raio de sol.
Esta é uma primavera diferente, com as matas intactas, as árvores cobertas de folhas, — e só os poetas, entre os humanos, sabem que uma Deusa chega, coroada de flores, com vestidos bordados de flores, com os braços carregados de flores, e vem dançar neste mundo cálido, de incessante luz.
Mas é certo que a primavera chega. É certo que a vida não se esquece, e a terra maternalmente se enfeita para as festas da sua perpetuação.
Algum dia, talvez, nada mais vai ser assim. Algum dia, talvez, os homens terão a primavera que desejarem, no momento que quiserem, independentes deste ritmo, desta ordem, deste movimento do céu. E os pássaros serão outros, com outros cantos e outros hábitos, — e os ouvidos que por acaso os ouvirem não terão nada mais com tudo aquilo que, outrora se entendeu e amou.
Enquanto há primavera, esta primavera natural, prestemos atenção ao sussurro dos passarinhos novos, que dão beijinhos para o ar azul. Escutemos estas vozes que andam nas árvores, caminhemos por estas estradas que ainda conservam seus sentimentos antigos: lentamente estão sendo tecidos os manacás roxos e brancos; e a eufórbia se vai tornando pulquérrima, em cada coroa vermelha que desdobra. Os casulos brancos das gardênias ainda estão sendo enrolados em redor do perfume. E flores agrestes acordam com suas roupas de chita multicor.
Tudo isto para brilhar um instante, apenas, para ser lançado ao vento, — por fidelidade à obscura semente, ao que vem, na rotação da eternidade. Saudemos a primavera, dona da vida — e efêmera.
Cecília Meireles
Texto extraído do livro “Cecília Meireles – Obra em Prosa – Volume 1″, Editora Nova Fronteira – Rio de Janeiro, 1998, pág. 366.Enviado por webmaster em 13 de outubro de 2009 – 16:38
Autorização do Curso Superior de Pedagogia do ISERJ
http://www.faetec.rj.gov.br/desup/index.php?option=com_content&view=article&id=456:autorizacao-do-curso-superior-de-pedagogia-do-iserj&catid=16:timas-notas&Itemid=33
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
Homenagem ao Dia do Mestre
Não sei o que combina mais contigo,
Uma poesia, um livro, uma pintura,
Sinceramente fico pensando
No que deve dar alegria
A alguém que é objeto da alegria de tantos.
Na verdade, o professor de verdade,
É aquele que prefere dividir o que possui,
Do que ter somente para si.
O verdadeiro mestre, sente-se feliz
Quando percebe que o caminho que
Ele abriu tem sido trilhado por muitos.
O mestre tem a sua realização no aprendizado
Do pupilo, da passagem da experiência.
É por isso que meras palavras
Não podem recompensar
A alguém que optou por esta carreira
Que muitas vezes é dolorosa e cheia de espinhos.
Chamo-te somente mestre, abnegado coração
Que se sensibiliza com os olhos sedentos
Por uma vida menos escura, mas cheia de luz.
E essa luz, está em suas mãos,
Em seu coração, em seu olhar.
Que bom que existe um dia
Reservado só para você!
Obrigado por sua obstinação incontida,
Pois graças a ela, você nunca desiste.
Você é muito importante,
Espero que você seja sempre assim.
FELIZ DIA DOS PROFESSORES!