Nosso e-mail

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO
Rua Mariz e Barros 273, sala 221-A, Tijuca- RJ
Nosso e-mail:
cacmiserj2012@gmail.com



quinta-feira, 29 de outubro de 2009

12º FONEPE EM BELO HORIZONTE

TWITTER;
http://twitter.com/fonepe

ORKUT:
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=92534390

PROGRAMAÇÃO:
http://12fonepe.blogspot.com/


Nesse fds na UFMG:


12º Fórum Nacional de Entidades de Pedagogia!

De 31/10 a 02/11/2009

“A REGULAMENTAÇÃO E A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO EM QUESTÃO”

EIXOS DO XII° FONEPe:

A Regulamentação da Profissão.
DCN´s e Formação do Pedagogo.
Reforma Universitária.
Criminalização dos Movimentos Sociais.

GDT’s:

Reorganização do Movimento Estudantil da Pedagogia
Assistência Estudantil
Formação do pedagogo:

1.Regulamentação
2.DCN's
3.Fo

rmação Docente
4.Ensino a Distância
5.Instituições e Conselhos da Regulamentação da Profissão

Educação Popular:

1.Criminalização dos Movimentos Sociais.
2.Espaços Não Formais de Formação.
3.Educação e Luta Pela Terra.

“Que se prepare a juventude estudantil do país, para que cada um, em um futuro imediato tome o posto que lhe seja destinado, e o tome sem vacilações e sem necessidade de aprender pelo caminho."
(Guevara, 1959)

Contatos:

D.A. UEMG: (31)3226-5964
D.A. UFMG: (31)3409-6364
Gustavo Max: (31)9655-8289
Aryanne: (31) 9179-1647
Ione: (31) 9905-77



Sabendo de mais detalhes relacionados postarei aqu
i.

REVIRAVOLTA SIM!


Nós da CHAPA REVIRAVOLTA estamos nos candidatando a reeleição para darmos continuidade ao nosso trabalho construído ao longo da nossa gestão no C.A. Nesse período conseguimos grandes vitórias, como a renovação do reconhecimento do CNS, a entrega dos primeiros diplomas do CNS, a aprovação da equivalência do CNS para Pedagogia e abertura de vestibular para o Ensino Superior do ISERJ. É na perspectiva de fazer uma gestão democrática que solicitamos o voto de confiança de vocês para continuarmos representando o corpo discente do ISERJ. Acreditando que a qualidade do Curso de Formação de Professores do ISERJ pode melhorar e alçar grandes vôos. Para isso ocorrer contamos com o apoio dos colegas mais antigos do CNS e galera que está iniciando da Pedagogia.

Principais propostas:

1. Buscar informações junto aos órgãos competentes para saber a definição da matriz curricular de Pedagogia;

2. Lutar pela implantação de um Laboratório de informática com internet que seja específico para os alunos do Ens. Superior;

3. Reivindicar Concurso público para professores do Ens. Superior do ISERJ que seja específico com as áreas de conhecimento do curso (exigindo que tais docentes tenham experiência com a Ed. Infantil, Ens. Fundamental, EJA, entre outras áreas);

4. Trazer a discussão sobre a reforma universitária para o ISERJ, com a finalidade de termos um posicionamento institucional;

5. Fazer com que tenhamos uma maior articulação com outras instituições de Ens. Superior, públicas e privadas para sairmos dos muros do Instituto e vivenciarmos novas experiências;

6. Fazer uma escala para manter o C.A aberto nos 3 turnos afim de atender as demandas dos alunos;

7. Elaborar coletivamente a reforma do Estatuto;

8. Reivindicar o manual do aluno e o manual de estágio com o objetivo que os alunos não fiquem perdidos sem saber o que pode ou não fazer no curso;

9. Articular os alunos com a direção e a burocracia da instituição para garantir acesso à informação;

10. Abrir um blog do C.A para divulgar informações.





28 e 29 de outubro de 2009 é nosso calendário eleitoral do ISERJ.

VOTEM!

Participem do processo eleitoral.

bjsss

sábado, 17 de outubro de 2009

INSCRIÇÕES PARA CONCURSO DA FAETEC 2010


Estão abertas as inscrições para os concursos de acesso às vagas dos cursos de educação infantil, ensino fundamental, nível médio (concomitante e subsequente), pós-técnico e superior para o ano de 2010 nas unidades de ensino da rede da Fundação de Apoio a Escola Técnica (Faetec). Será mantida a data das provas, marcadas para o domingo 20 de dezembro.
Os editais são divulgados no site
http://www.faetec.rj.gov.br/ , com os calendários completos, as vagas e demais informações sobre os processos seletivos.
A Faetec é um órgão do governo do estado do Rio de Janeiro vinculado à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia.

É PÚBLICA!!!

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Primavera por Cecília Meireles



Meireless
A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la. A inclinação do sol vai marcando outras sombras; e os habitantes da mata, essas criaturas naturais que ainda circulam pelo ar e pelo chão, começam a preparar sua vida para a primavera que chega.

Finos clarins que não ouvimos devem soar por dentro da terra, nesse mundo confidencial das raízes, — e arautos sutis acordarão as cores e os perfumes e a alegria de nascer, no espírito das flores.

Há bosques de rododendros que eram verdes e já estão todos cor-de-rosa, como os palácios de Jeipur. Vozes novas de passarinhos começam a ensaiar as árias tradicionais de sua nação. Pequenas borboletas brancas e amarelas apressam-se pelos ares, — e certamente conversam: mas tão baixinho que não se entende.

Oh! Primaveras distantes, depois do branco e deserto inverno, quando as amendoeiras inauguram suas flores, alegremente, e todos os olhos procuram pelo céu o primeiro raio de sol.

Esta é uma primavera diferente, com as matas intactas, as árvores cobertas de folhas, — e só os poetas, entre os humanos, sabem que uma Deusa chega, coroada de flores, com vestidos bordados de flores, com os braços carregados de flores, e vem dançar neste mundo cálido, de incessante luz.

Mas é certo que a primavera chega. É certo que a vida não se esquece, e a terra maternalmente se enfeita para as festas da sua perpetuação.

Algum dia, talvez, nada mais vai ser assim. Algum dia, talvez, os homens terão a primavera que desejarem, no momento que quiserem, independentes deste ritmo, desta ordem, deste movimento do céu. E os pássaros serão outros, com outros cantos e outros hábitos, — e os ouvidos que por acaso os ouvirem não terão nada mais com tudo aquilo que, outrora se entendeu e amou.

Enquanto há primavera, esta primavera natural, prestemos atenção ao sussurro dos passarinhos novos, que dão beijinhos para o ar azul. Escutemos estas vozes que andam nas árvores, caminhemos por estas estradas que ainda conservam seus sentimentos antigos: lentamente estão sendo tecidos os manacás roxos e brancos; e a eufórbia se vai tornando pulquérrima, em cada coroa vermelha que desdobra. Os casulos brancos das gardênias ainda estão sendo enrolados em redor do perfume. E flores agrestes acordam com suas roupas de chita multicor.

Tudo isto para brilhar um instante, apenas, para ser lançado ao vento, — por fidelidade à obscura semente, ao que vem, na rotação da eternidade. Saudemos a primavera, dona da vida — e efêmera.

Cecília Meireles

Texto extraído do livro “Cecília Meireles – Obra em Prosa – Volume 1″, Editora Nova Fronteira – Rio de Janeiro, 1998, pág. 366.

Enviado por webmaster em 13 de outubro de 2009 – 16:38

Autorização do Curso Superior de Pedagogia do ISERJ

Publicado no D.O. de 09/07/09 ato da Srª. Secretária de Estado de Educação que homologa Parecer CEE nº. 010 de 03/02/09 com aprovação do Regimento do ISERJ e autoriza o funcionamento do curso de Pedagogia no ISERJ.

http://www.faetec.rj.gov.br/desup/index.php?option=com_content&view=article&id=456:autorizacao-do-curso-superior-de-pedagogia-do-iserj&catid=16:timas-notas&Itemid=33

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Heloísa no RJTV





http://rjtv.globo.com/Jornalismo/RJTV/0,,MUL1342371-9097,00-AMOR+AO+ENSINO+ALUNOS+E+PROFESSORES+COMEMORAM+DIA+DO+MESTRE.html

Homenagem ao Dia do Mestre


Não sei o que combina mais contigo,
Uma poesia, um livro, uma pintura,
Sinceramente fico pensando
No que deve dar alegria
A alguém que é objeto da alegria de tantos.

Na verdade, o professor de verdade,
É aquele que prefere dividir o que possui,
Do que ter somente para si.

O verdadeiro mestre, sente-se feliz

Quando percebe que o caminho que
Ele abriu tem sido trilhado por muitos.
O mestre tem a sua realização no aprendizado
Do pupilo, da passagem da experiência.

É por isso que meras palavras
Não podem recompensar
A alguém que optou por esta carreira
Que muitas vezes é dolorosa e cheia de espinhos.

Chamo-te somente mestre, abnegado coração
Que se sensibiliza com os olhos sedentos
Por uma vida menos escura, mas cheia de luz.
E essa luz, está em suas mãos,
Em seu coração, em seu olhar.

Que bom que existe um dia
Reservado só para você!
Obrigado por sua obstinação incontida,
Pois graças a ela, você nunca desiste.
Você é muito importante,
Espero que você seja sempre assim.


FELIZ DIA DOS PROFESSORES!