Nosso e-mail

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO
Rua Mariz e Barros 273, sala 221-A, Tijuca- RJ
Nosso e-mail:
cacmiserj2012@gmail.com



sexta-feira, 29 de julho de 2011

Rematrícula 2011.2 - A luta continua!

Encerrou-se hoje o período de rematrícula, foram apenas 3 dias, mas a nossa batalha para a rematrícula no ISERJ continua a mesma.
O horário disponibilizado no mural parece que não condiz com os das pastas, embora esteja nítido que houve um esforço da coordenação em nos disponibilizar 10 disciplinas.
Espero que os representantes de turma sejam pontuais nas críticas e principalmente nas sugestões no próximo CART, pois mesmo que nossa rematrícula não seja pela INTERNET no próximo semestre, pois temos que esperar as tais ações da FAETEC para informatizar a secretaria... facilitaria um bocado termos aqueles horários do mural disponibilizados com antecedência mínima de uma semana pelo menos, nesse blog, nos grupos ou no site do ISERJ, para apenas preenchermos no ISERJ a ficha já analisada com calma e comparada com nosso fluxograma.


É difícil ler as letras minúsculas afixadas no mural com as pessoas na frente.
É uma luta ainda maior ter que colocar nossos nomes nas pastas no dia da rematrícula, embora possamos agora durante a próxima semana incluirmos nossos nomes nas disciplinas que queiramos.
Isso pode, e tem de melhorar nos próximos períodos, mesmo que a tal da informatização da secretaria ainda demore a acontecer por conta dos entraves burocráticos, e talvez não nos contemple nunca, mas são as sugestões que levamos às reuniões com a coordenação que promovem as mudanças necessárias para que o nosso curso, e a nossa formação se tornem cada vez melhor.

sábado, 16 de julho de 2011

Nota de Repúdio ao parecer do Conselho Nacional de Educação sobre as creches


Na última quinta-feira, 7 de julho, o Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou um parecer que orienta que as creches de todo o Brasil devem fechar durante as férias. Nós, da Marcha Mundial das Mulheres , vimos a público repudiar este parecer, que vai na contramão das políticas públicas que contribuem para a autonomia econômica das mulheres.
A maior parte das mulheres que tem crianças em creches são aquelas que estão no mercado de trabalho em condições precárias e que sequer tem garantido o direito de férias. O fechamento coletivo das creches prejudica uma parcela importante de mulheres e crianças que não têm condições de programar férias em período escolar. As férias das crianças em creches têm que estar de acordo com as férias de pais e mães. Defendemos que seja garantido o direito de férias das trabalhadoras das creches com a contratação de professoras substitutas ou outras formas que não o fechamento para férias coletivas. Contudo, este direito não pode ser garantido em detrimento do direito das mulheres e crianças que dependem das creches, mas sim do poder publico que deve encontrar uma solução que garanta o direito das trabalhadoras e das usuárias.
A falta de creches prejudica muito o direito das mulheres ao trabalho. São elas que deixam seus empregos por não terem com quem deixar as crianças, que pagam com seus baixos salários uma escola particular ou outra mulher para cuidar dos filhos, ou ainda ficam dependendo de favores de parentes. Soluções individuais, as quais somos contra, uma vez que garantir creches públicas para todas as crianças é um dever do Estado.
O acesso às creches é um direito das mulheres que possibilita maior autonomia econômica e reconhecimento de seu direito ao trabalho. Defendemos que os cuidados com as crianças sejam compartilhados entre homens e mulheres, e também com a sociedade, a partir de políticas públicas que implementem serviços de cuidados gratuitos e de qualidade em horários integrais e contínuos.
Exigimos do Ministro da Educação, Fernando Haddad, que esse parecer não seja homologado e que a promessa da presidenta Dilma Rouseff , de construir 6.000 creches e pré-escolas no país até 2014 , efetive-se!


Creche para as crianças, autonomia para as mulheres já!
Marcha Mundial das Mulheres

http://mulheresemmarcha.blogspot.com/2011/07/nota-de-repudio-ao-parecer-do-conselho.html

quarta-feira, 6 de julho de 2011

RENOVAÇÃO DO CACM E CADEIRAS DO COLEGIADO ACADÊMICO EM OUTUBRO

Foi criada uma enquete no blog do CACM, embora já saibamos qual será o resultado, pq não tem como não concordar que a atuação do CACM é insatisfatória sim!
Até pq manipular enquetes, se quisessemos, não seria algo impossível.
Mas, nada melhor que a consciência tranquila por ter feito o correto. Desde 2009 as informações são socializadas pelos murais, entretanto algumas delas são misteriosamente abduzidas pelos fantasmas do ISERJ. Sem esquecer dos grupos e blogs criados para solucionar esse mistério, porém, sempre existirão pessoas que não lêem murais e lamentavelmente são tecnofóbicas, embora esse processo de rápidas atualizações tecnológicas seja irreversível até mesmo para quem escolheu ser professor no século XXI.
Contudo, já se foram 2 anos da minha vida acadêmica nessa batalha de reunir e socializar as informações on-line, e diretoria de centro acadêmico ou cadeira no conselho não são cargos vitalícios, tem de haver renovação.
Está mais do que na hora do CACM e das 4 cadeiras do colegiado acadêmico serem plenamente renovados por pessoas comprometidas, atuantes e participativas nas reuniões com a coordenação e/ou direção, pq só criticar é mt fácil para quem nem é capaz de sugerir melhorias, mas isso também faz parte do espetáculo acadêmico de qualquer curso superior, embora não produza mudanças reais na graduação de ninguém.
Que comecem a se articular novas chapas, e que os candidatos as cadeiras nos conselhos sejam comprometidos e formem suas alianças, pois as eleições acontecerão no próximo semestre, provavelmente em outubro, faça chuva ou faça sol.
Pretendo apenas orquestrar essa passagem, fornecendo informações aos interessados e desejando sucesso absoluto aos sucessores, nossos próximos representantes estudantis.



Provavelmente nos próximos períodos eu não terei mais tempo nem para alimentar o blog do CACM.
Portanto, se os alunos da Pedagogia do ISERJ querem mudanças, que comecem a se movimentar, e a se envolver com essas questões acadêmicas. Já dizia Paulo Freire "a educação tem que assumir-se política", pq os barracos, e as calúnias não promoveram mudanças significativas de reconhecimento ou me causaram algum constrangimentos.
As pequenas conquistas discentes aconteceram quando o CACM mediou os conflitos com a coordenação, sugeriu melhorias participando das reuniões do colegiado acadêmico e trabalhou junto na organização de eventos que valeram AACC para quem participou.
O meu afastamento se deve principalmente a minha futura falta de tempo nos próximos semestres para essas questões administrativas de CACM, mas a trajetória do que fizemos está registrada aqui nesse blog, criado em 15 de outubro de 2009.
Porém, se ninguém se candidatar a nada, pq ninguém tem tempo nunca e prefere apenas criticar, que assim seja.
Amém!




Mas, quem quiser informações que não encontrar aqui, manda um e-mail para o grupo cacm-iserj@googlegroups.com, que o meu objetivo continua sendo socializar o que eu aprendo.





Mônica S. Vallim