Nosso e-mail

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO
Rua Mariz e Barros 273, sala 221-A, Tijuca- RJ
Nosso e-mail:
cacmiserj2012@gmail.com



quinta-feira, 22 de setembro de 2011

ASSEMBLEIA ELEITORAL DIA 28 DE SETEMBRO



CACM Informa:

Assembleia Eleitoral 2011/2012:
dia 28 de setembro



Horários:
• 1º turno: 11h30min
• 2º turno: 15h30min
• 3º turno: 18h
Local: Sala 133

Pauta:
• Eleição da diretoria do Centro Acadêmico Cecília Meireles e Colegiado Acadêmico


Proposta de calendário eleitoral:
• Inscrição de chapas e conselheiros: 3 a 7 de outubro
• Campanha eleitoral: 17 a 21 de outubro
• Eleições: 25, 26 e 27 de outubro
• Apuração e posse da nova diretoria e conselheiros: 27 de outubro
(logo após do término da eleição)



quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Eleições do CACM e cadeiras dos Conselhos em Outubro

Posso estar equivocada?! E estava mesmo, desculpe. Não são 4 cadeiras no Colegiado Acadêmico do ISERJ para o Ensino Superior como inicialmente divulguei. São 3, com direito à reeleição.
3 conselheiros serão indicados pelo CACM; 2 para o Conselho Acadêmico (Reuniões as quartas-feiras pela manhã com a Coordenação de Pedagogia), e o outro para o Conselho Diretor, ( Reuniões as terças-feiras pela manhã com a Direção Geral e demais representantes de outros segmentos do ISERJ).
Todas essas 3 cadeiras tem direito a voto nas Reuniões do Conselho Pleno, somos 3 alunos conselheiros = 3 votos a mais nas questões do Ensino Superior!!!




A participação nas reuniões do Colegiado Acadêmico é obrigatória a todos os conselheiros (alunos, professores, e coordenadores)

Porém, embora sejamos 3 alunos conselheiros, nesse semestre efetivamente fomos apenas 2 nos Conselhos Plenos, porque nosso representante do Conselho Diretor está de licença médica desde o início desse semestre.
Nós não temos as Atas das reuniões do CACM atualizadas para comprovar o que fizemos, tremendo vacilo da nossa gestão, pois realizamos feitos bacanas que não ficarão registradas no Livro de ATAS do CACM! Mas o que pude registrei aqui, e irei, assim como qualquer um de vocês (diretores do CACM e discentes) também poderia, consultar nosso livro de Atas das gestões anteriores (CNS) no CACM e/ou as Atas das Reuniões do Conselho Câmara Acadêmico disponíveis a qualquer aluno interessado, na Secretaria do Ensino Superior e pesquisar essas questões para ter uma ideia do que foi decidido nessas reuniões e saber como esse registro deveria ter sido feito a cada reunião do CACM.
O certo é que CACM não é feudo ou capitania hereditária que se perpetue por licenças, ou ausências, ou favorecimentos pessoais. Isso não seria democrático ou ético.
Se eu não disputar nada poderei compor essa comissão eleitoral 2011/2012 e ficar de mesária nessa eleição para vocês. Sempre ajudarei no que puder a quem quiser ser eleito democraticamente a nos representar dignamente.
Eu socializo as informações que "acho" que sei pelos blogs, é isso que está me ajudando agora a coletar as informações que preciso repassar a vocês, e montarmos nosso calendário eleitoral de 2011.
Eu sempre colaborei para o sucesso de quem se predispôs a nos representar, porque é tarefa árdua. As reuniões de Conselho Pleno são longas, algumas tem início às 7h e duram a manhã inteira, mas você recebe a notificação da pauta por e-mail, e verdadeiramente elas acontecem.
As do Conselho Acadêmico às vezes não acontecem, são canceladas sem prévio aviso e você perde a viagem mesmo em algumas quartas-feiras pela manhã, (mas quando eu falto elas acontecem). Porém de certa forma, todas têm algum reconhecimento aos que verdadeiramente se comprometem, participam e tem peso para o curriculo lattes de vocês.
O nosso Instituto é lindo e único, embora isso não seja uma opinião unânime nos discentes/docentes. Vai da creche à Educação Superior, são praticamente 5 escolas num único espaço, e precisamos ter representantes do Ensino Superior nesse Colegiado Acadêmico e entender os problemas de cada segmento do ISERJ, seus pontos de conflito, as possibilidades de integração e colaborarmos para que tais mazelas sejam superadas a curto prazo e num futuro próximo inexistam. Precisamos oficializar as coisas por Atas, Assembleias, eu não estava habituada a fazer isso. Essa nunca foi a minha função no CACM. Alguém pode me ajudar?!

A minha praia era socializar informações pelos blogs. Eu não sou política, sindicalizada com nada, eu nem tenho um partido político oficial, nem frequento reuniões de condomínio. Eu simplesmente decidi estudar o que realmente gosto e entrei no CACM para socializar informações que soubesse e colaborar na transição do CNS para Pedagogia. Tentar entender o funcionamento desse sistema e a complexibilidade das divergências entre esses segmentos internos e externos inseridos na nossa economia e nas políticas educacionais. A minha função no CACM sempre foi alimentar os blogs e socializar as informações a todos virtualmente"nos blogs" e grupos abertos com essa finalidade. E para fazer isso era muito mais fácil eu fazer de casa do que do laboratório de informática do ISERJ, visto que no PC do CACM não temos acesso à Internet. Ano passado também fui indicada para ser conselheira acadêmica, pois a cadeira estava em vacância.

Alguém ajuda a compor essa comissão eleitoral?

Essas 3 cadeiras de conselho tem de ser divulgadas , disputadas e renovadas por vocês, discentes de Pedagogia!!!
Para defenderem com 3 votos a a mais as questões do ensino superior do ISERJ

Querem mudanças?
Façam acontecer!
A hora é agora.


Infelizmente o Curso Normal Superior acabou, resta-lhes apenas o reingresso, e por um tempo limitado que eu nem sei qual é. O período de migração do CNS para Pedagogia acabou. E quem está em atraso sem previsão de formatura no CNS eu aconselho prestar novo vestibular e garantir sua matrícula em Pedagogia, visto que ainda teremos acesso por vestibular a 30% das vagas.
Precisamos de renovação no CACM e no Colegiado Acadêmico!!!
Mas isso nem depende só de mim, e como descobri que tem ratos na 209-B, dificilmente vocês me verão naquela sala sozinha. Não é piada e nem metáfora poética. Tem fezes de rato na mesa do computador do CACM, e eu sou covarde com esses bichinhos asquerosos.
Quem pretende compor chapa, e indicar conselheiros articule com seus pares e se manifeste por gentileza!
Dúvidas? Mande e-mail cacm-iserj@googlegroups.com, eu esclarecerei no que puder



PRECISAMOS DE CONSELHEIROS PARTICIPATIVOS E ATUANTES!!!

Vocês tem dúvidas e insatisfações com o curso, com o CACM? Eu também tenho várias!

MAS A PARTIR DE AGORA SERÁ COM VOCÊS ARTICULAR ESSAS QUESTÕES!

O que vocês me perguntarem e eu souber, socializo, assim como fazem nossos ex-diretores do CACM, a galera do CNS. Quando a eles recorro repleta de dúvidas, são eles que na maioria das vezes me orientam, e me dizem onde saná-las, embora já tenham concluído seu curso, e alguns nem estejam mais no ISERJ, mantemos uma amizade via e-mail, MSN ou facebook.
A nossa executiva participativa sempre dininuiu e quase se estagna ao final de cada mandato, e com poucos colaboradores, estou tentando fazer o que nunca foi da minha competência administrativa.
Quem me ajuda nessa roubada a fazer as coisas certas agora e socializar a todos os próximos diretores do CACM através do nosso Livro de ATAS?
A nossa salvação é que muita coisa eu postei nos blogs. Mas ainda farei um índice dos assuntos para facilitar as nossas pesquisas.
Nesse pleito de renovação democrática necessária, serei simplesmente mesária, caso a comissão eleitoral não se forme, e mesmo que não haja franca oposição (só falácias/conspiração adolescente mesmo) e novamente forme-se apenas uma chapa única EU NÃO PARTICIPAREI DELA, mas posso continuar colaborando .

Eu, Mônica S. Vallim, só poderei fazer parte dessa Comissão Eleitoral 2011/2012 se não fizer parte da composição de nenhuma chapa, e nem indicação para para o Conselho Diretor. Como até agora ninguém se voluntariou a fazer parte da comissão...

BOA SORTE!!!




No que depender do que ainda resta dos diretores do CACM, esssa eleição acontecerá em outubro de 2011!




Próxima quarta-feira, 28 de Setembro compareçam na sala 133, de 11:30h às 20h para validar essa Assembleia e daremos sequência ao calendário eleitoral proposto.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Calendário do Semestre

Cobrem a cada semestre na Coordenação os seus calendários semestrais.
Nele estarão todas as datas relevantes... periodo de rematrícula, trancamento, eventos e etc.
Caso não consiga "de boca" SOLICITEM VIA PROTOCOLO!
Porque é um direito seu receber isso antecipadamente a cada semestre

Não é obrigação do CACM postar o calendário aqui. "EU NÃO SOU FUNCIONÁRIA DO ISERJ!"
Embora ele devesse pelo menos estar disponível on-line nos sites oficiais do ISERJ ou do DESUP.

Caso alguém o encontre disponível on-line por favor "comente", porque embora eu participe dos conselhos deliberativos, e tenha recebido no final do ano passado esse calendário, não tenho como disponibilizá-lo aqui para vocês, mas não tenho problema algum em me retratar publicamente.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Fica a Dica!

Nós nunca tivemos um Manual do Estudante no ISERJ, e como não sei quando ou se algum dia teremos, o "Fica a Dica" é para tentar orientar vocês nessas questões!

Providenciar esse manual não é responsabilidade do CACM, embora já tenhamos solicitado à Coordenação, assim como a atualização das informações no site do ISERJ, mas foram solicitações inúteis, tudo continua como em 2009;

Problemas com relação às notas não lançadas por alguns professores, disciplinas disponibilizadas que ainda estão sem aula, horários errados disponibilizados nas pasta e etc. Tudo deve ser solicitado VIA PROTOCOLO.

A ditadura acabou, mas respeite a hierarquia dos feudos no ISERJ e na FAETEC!
Façam todas as suas solicitações, primeiramente, VIA PROTOCOLO ao ISERJ, com uma justificativa bem redigida e GUARDEM OS COMPROVANTES.


Se for uma reivindicação coletiva, fomente para que muitos alunos solicitem a mesma providência "VIA PROTOCOLO", porque isso tem peso!


JUNTOS VOCÊS SÃO MAIS FORTES!


Pode ser que um dia vocês precisem levar as provas de suas solicitações aos Conselhos Deliberativos do ISERJ ou à instâncias maiores, como DESUP, SEEDUC ou MEC, e tudo que vocês escreverem nessas guias estará (ou deveria estar) guardado nas suas pastas na secretaria, mas se não estiver vocês terão os canhotos para provar que as fizeram.


De boca, só os beijos de língua terão algum valor na memória de vocês, "as palavras se perdem ao vento" pelos corredores do ISERJ!