Nosso e-mail

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO
Rua Mariz e Barros 273, sala 221-A, Tijuca- RJ
Nosso e-mail:
cacmiserj2012@gmail.com



sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

MEC ignora Justiça e encerra Sisu

MEC ignora Justiça e encerra Sisu

Decisão no Ceará dá direito a alunos de acesso às provas do Enem. Inscrição no Rio é prorrogada

POR THIAGO FERES

Rio - A Justiça Federal do Ceará deferiu, ontem, pedido de liminar do Ministério Público daquele estado, que assegura a todos os estudantes do País o direito de acessar às provas e os espelhos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e interpor recurso num prazo de até 10 dias. A determinação beneficia cerca de 20 mil alunos que tiveram as provas anuladas, sem qualquer justificativa. Porém, o Ministério da Educação divulgou nota ontem à noite ignorando a decisão judicial e garantindo que as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) se encerrariam às 23h59 de ontem.

Pela decisão do juiz substituto da 7ª Vara do Ceará, Leopoldo Fontenele Teixeira, o Sisu não será paralisado, ao contrário do que queria o MP do Ceará. No Rio, o Tribunal Regional Federal concedeu liminar prorrogando o prazo de inscrição para até às 23h59 do próximo dia 26. A decisão é válida apenas para alunos do estado.

De acordo com o juiz Alberto Nogueira Júnior, que assina a sentença, o ‘risco de sobrecarga do sistema de cadastro’, prejudicou cerca de dois terços dos alunos que prestaram o Enem 2010 de participarem do processo seletivo.

“Acho justo que todos participem da inscrição”, completou Dandara Jordão, 20, que após muito tentar cadastrou-se no site do MEC.

Em Brasília, o Ministério Público Federal se manifestou contrário a decisão do Tribunal Regional Federal, sob a alegação de que os estudantes fluminenses teriam vantagem sobre os concorrentes dos demais estados. Além disso, o sistema, garante o MEC, não é capaz de receber apenas inscrições de alunos de um único estado do País.

Férias de ministro geram revolta


A decisão tomada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, de sair de férias amanhã, enquanto milhares de estudantes vivem a angústia de não terem conseguido se inscrever pela Internet no Sisu gerou revolta em alunos do Rio.

O recesso do ministro coincidirá com o período de divulgação dos resultados do Sisu, segunda-feira. O início das férias de Haddad estava agendado para ontem, mas, de acordo com o Ministério da Educação (MEC), ele adiou o descanso em 48 horas. “Não haveria melhor momento para férias?”, indaga o estudante Thiago Souza, 19. “Um absurdo”, completa. Fernando Haddad foi procurado por meio da assessoria de imprensa do MEC, mas optou por não comentar o assunto.

http://odia.terra.com.br/portal/educacao/html/2011/1/mec_ignora_justica_e_encerra_sisu_139000.html

Mais de 110 mil oportunidades em cursos grátis

POR ALINE SALGADO

Rio - A Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec), unidade ligada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, está com 110.719 vagas abertas em cursos gratuitos profissionalizantes. As chances são oferecidos pelos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) e Centros de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Ceteps) do Estado do Rio.

Há oferta em turmas de Serviços Pessoais, Idiomas, Turismo e Hospitalidade, Vestuário, Administração, Metalmecânica, Construção e Reparos e Informática/Telemática. São disponibilizados também 3.660 vagas para turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Cada turma possui pré-requisitos específicos de idade e escolaridade mínima. Para saber se seu perfil se encaixa no curso, basta entrar em contato previamente com a Faetec por meio do telefone (21) 2332-4085 ou se informar na unidade de interesse.

Os interessados em participar dos cursos têm até o dia 4 de fevereiro para se cadastrar nas oportunidades. A inscrição pode ser feita diretamente na unidade em que se deseja fazer o curso. É preciso apresentar identidade ou a certidão de nascimento originais. As vagas serão distribuídas via sorteio, previsto para 7 e 8 de fevereiro. A listagem completa com os contemplados será divulgada no site da Faetec. O endereço eletrônico éwww.faetec.rj.gov.br. A matrícula será de 9 a 15 de fevereiro. O início das aulas está previsto para 21 de fevereiro.

http://odia.terra.com.br/portal/economia/html/2011/1/mais_de_110_mil_oportunidades_em_cursos_gratis_138982.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Deixe seu comentário.