Nosso e-mail

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO
Rua Mariz e Barros 273, sala 221-A, Tijuca- RJ
Nosso e-mail:
cacmiserj2012@gmail.com



sexta-feira, 18 de março de 2011

Fatecs ganham autonomia universitária

Fatecs ganham autonomia universitária

18/3/2011

Agência FAPESP – O Conselho Estadual de Educação aprovou, no dia 16 de março, a autonomia universitária para as Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs), administradas pelo Centro Paula Souza – órgão do governo paulista ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, responsável pelo ensino profissional público no estado.

Com isso, as Fatecs poderão criar e extinguir cursos e ampliar vagas, como fazem os centros universitários e as universidades.

O parecer, aprovado na reunião ordinária do conselho, concedeu também à instituição a competência de registrar diplomas – atualmente, apenas as universidades têm essa prerrogativa.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento, com a mudança o Centro Paula Souza ganhará agilidade nos processos relativos ao ensino superior.

A criação de um novo curso, por exemplo, que hoje é submetida ao conselho e pode levar até um ano, passa a ser decidida pela instituição. Também a ampliação de vagas pode ser determinada para efeito imediato.

A autonomia foi concedida considerando-se a relevância do Centro Paula Souza, que há 41 anos oferece ensino superior tecnológico em suas unidades.

Hoje são 49 Fatecs espalhadas por 46 cidades do Estado de São Paulo, atendendo cerca de 50 mil alunos em 55 cursos de graduação tecnológica. Nove em cada dez alunos formados estão empregados um ano depois de formados, segundo levantamento feito pelo Centro Paula Souza.

Mais informações: www.desenvolvimento.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Deixe seu comentário.