Nosso e-mail

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO
Rua Mariz e Barros 273, sala 221-A, Tijuca- RJ
Nosso e-mail:
cacmiserj2012@gmail.com



domingo, 15 de abril de 2012

"Luto pela Educação"


Durante a abertura do IV CAIS, nós, monitores, os "verdinhos", fizemos uma manifestação silenciosa e pacífica para mostrar nossa indignação com relação à questão da não assinatura da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro do estágio não obrigatório. Muitos alunos de Pedagogia de uma instituição pública e centenária perderam nesse semestre suas vagas no estágio remunerado da prefeitura para os alunos das faculdades particulares, devido à falta de investimentos na educação pública e o descaso político-hipócrita a essas questões.

Colocamos uma tarja de luto em nossas lindas camisetas verde-esperança, patrocinadas pelo Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação - SEPE - RJ, e continuamos trabalhando voluntariamente a pleno vapor para que tudo desse certo durante o evento. E para a decepção de alguns, o IV CAIS foi muito bom na qualidade das palestras e organização.


"Luto pela educação" não significa que acreditamos na morte da educação pública, mas apenas que estamos tristes. O sentimento é de luto, mas a vontade é de luta. Nós lutamos e acreditamos na educação pública como alavanca de mudanças necessárias para minimizar as diferenças entre a educação pública e particular, entre os pobres e os ricos, entre os políticos sérios e os corruptos, entre  a real participação e as promessas, entre a alienação conformista e vontade de mudar essa situação.


Temos consciência de que somos apenas uma pequena arruela dessa engrenagem. Uma "rebimboca da parafuseta" desse motor complexo que intencionalmente não funciona bem há muito tempo a favor dos empresários da educação.


Porém, se estudamos Pedagogia e estamos batalhando por melhorias educacionais e institucionais é porque acreditamos na força do nosso coletivo e na competência dos profissionais da educação pública. Para que estudaríamos Pedagogia num Instituto Superior de Educação Pública se não acreditássemos no poder de mudar o mundo com participação, comprometimento e educação pública de qualidade para todos? Essa utopia nos revigora a alma! Damos nó em pingo d'água!


Obrigada a todos os "verdinhos e verdinhas" pela dedicação e empenho, vocês realmente suaram e mereceram essas camisetas;
Obrigado aos professores, coordenadores, direção do ISERJ, DESUP e SEPE pelo reconhecimento do esforço desses monitores e apoio à nossa causa.


EU "LUTO PELA EDUCAÇÃO" PÚBLICA, LAICA, GRATUITA E DE QUALIDADE. E VOCÊ?

Mônica Vallim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Deixe seu comentário.