Nosso e-mail

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO
Rua Mariz e Barros 273, sala 221-A, Tijuca- RJ
Nosso e-mail:
cacmiserj2012@gmail.com



quarta-feira, 30 de junho de 2010

DIVERSAS ATUAÇÕES DO PEDAGOGO - MUSEU




PEDAGOGO NO MUSEU



LUISA ALCANTARA E SILVA da Folha de S.Paulo



Engana-se quem acha que lugar de pedagogo é só na sala de aula. Atualmente, além de atuar em escolas, o profissional pode trabalhar em empresas de recursos humanos, editoras e até em museus e jardins zoológicos. Isso mesmo. Ele pode chefiar a equipe de monitores desses locais, montar a programação e ajudar a produzir as explicações sobre cada item --vivo ou morto-- do local.
Contrariando a grande maioria que atua em escolas, a pedagoga Helena Quadros escolheu trabalhar com ambiente.
Ainda na faculdade, na década de 80, ela começou a trabalhar no Museu Paraense Emílio Goeldi, em Belém (Pará), onde está até hoje, como coordenadora do núcleo de visitas.
Nas duas primeiras semanas deste mês, ela recebeu 5.000 estudantes no local. Mostrou para eles um pouco do acervo, que, além de plantas, tem animais, como onça, jacaré e cobras. "Adoro saber que estou ensinando as pessoas a preservar a natureza", diz ela.
De tempos em tempos, Helena é convidada para falar sobre a importância da pedagogia fora da sala de aula em sua cidade. "Ainda é a minoria que opta por outras áreas, que são tão importantes quanto a educação escolar", diz.
Nos colégios, a área em que o pedagogo está mais presente é como professor de educação infantil e do primeiro ao quarto ano do ensino fundamental. Ele pode também trabalhar como coordenador pedagógico ou diretor da instituição.
Problemas
Segundo a pedagoga Silvia Colello, que dá aula de pedagogia na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, a profissão está desvalorizada. "Antes, ser padre, prefeito ou professor dava prestígio", diz ela. "Hoje, as pessoas não respeitam mais tanto o professor." Mas ela completa: "E é aí que está o bacana. É o desafio de se envolver em uma causa que vale a pena".
Silvia exemplifica a recompensa com casos de pedagogos que trabalham em hospitais com crianças que buscam a aprendizagem como forma de se agarrar à vida e outros que ensinam adultos analfabetos a ler. "O trabalho de educar traz muito retorno."
Na maioria das faculdades, o aluno é obrigado a cumprir cerca de 400 horas de estágio, que pode ser não-remunerado se feito em alguma escola pública, ou pago, se for em empresas ou escolas particulares.
Trabalho
O salário inicial de um pedagogo no ensino infantil é de aproximadamente R$ 660, por 22 horas semanais.
Sobre o mercado de trabalho, a afirmação freqüente entre pedagogos é que existe um paradoxo na profissão. "A qualidade do ensino está muito precária no Brasil. Se houvesse salas de ensino infantil e fundamental com até 20 alunos, a educação seria melhor e haveria mais empregos, pois aumentaria o número de salas de aula", critica Selma Garrido Pimenta, pró-reitora da graduação da USP e autora do trabalho "Pedagogia e Pedagogos: Caminhos e Perspectivas".
Outra incongruência que ela cita é o fato de algumas escolas estarem cortando professores com cursos de pós-graduação. "Ter uma especialização traz mais chances de trabalho, mas, ao mesmo tempo, por também trazer salários maiores, muitos profissionais estão sendo cortados das escolas."
Para Noely Weffort de Almeida, que leciona história da educação e estrutura e funcionamento da educação básica no curso de pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, uma saída para as dificuldades do mercado de trabalho é "perceber que o trabalho não está só na sala de aula". "Ensinamento para idosos, por exemplo, é uma área que está crescendo bastante."
Um mito, segundo a pedagoga Silvia, é achar que ser pedagogo é ensinar as quatro operações matemáticas e a ler e a escrever. "Ser pedagogo é tão legítimo quanto ensinar um estudante de qualquer idade. O pedagogo dá a base que o aluno vai usar por toda a vida."

http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u341032.shtml

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Eleições 2010 para Presidente, Governador, Senador, Deputado Federal e Deputado Estadual

Os candidatos principais para estas eleições são Dilma e Serra. Em quem votar então para governador, senador, deputado federal e deputado estadual?

O voto é secreto e pessoal, portanto você deve se decidir sozinho. Mas a questão não é em quem você decidir votar, mas como tomar essa decisão.

Conversando com algumas pessoas, percebi que elas votarão num candidato simplesmente para que outro candidato possa voltar nas próximas eleições. Outros votam simplesmente por votar. Votar nulo ou em branco é uma coisa, agora votar em alguém simplesmente para dizer que fez a sua obrigação civil é uma falta de responsabilidade sem tamanho.

Pelo menos se dê ao trabalho de pesquisar algo sobre seu candidato. Se nem isso você fizer, pelo menos pense no que está fazendo.
http://www.eleicao2010.net/

Para você relembrar antes de ir às urnas ou para conhecer um pouco da história recente do Brasil clic no título, visite o blog A Marvada Pinga http://torneimeumebrio.blogspot.com/
busque pela postagem de Sexta-feira, Maio 29, 2009 -
NUNCA SE ESQUEÇA DISSO, clic na frase e terá a informação.
UM VERDADEIRO ACERVO HISTÓRICO.
Progressão do aprendizado delitivo no eterno 'País do Futuro'.

Como não são poucos os escândalos financeiros em nosso país tem alguns redirecionamentos nesse blog que ainda estão sendo editados, porém, ainda assim, nos fornece referências para pesquisa antes das urnas.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

DIVERSAS ATUAÇÕES DO PEDAGOGO - PEDAGOGIA EMPRESARIAL


GOSTARÍAMOS DE COMPARTILHAR COM VOCÊS AS DIVERSAS ATUAÇÕES DO PEDAGOGO. VAMOS INICIAR ENTÃO UMA SÉRIE DE MATERIAS RELACIONADAS AO TEMA. APROVEITE!




PEDAGOGIA EMPRESARIAL

Patrícia Rocha Cassimiro
www.infoescola.com

O pedagogo como instrumento de educação na empresa tem capacidade e os conhecimentos necessários para identificar, selecionar e desenvolver pessoas para o âmbito empresarial. Este profissional possui competências para trabalhar na área de recursos humanos.
A pedagogia vive a procura de estratégias e metodologias que garantam uma melhor aprendizagem, apropriação de conhecimentos, tendo como alvo principal gerar mudanças no comportamento das pessoas de modo que estas melhorem tanto a qualidade da sua atuação profissional quanto pessoal.
Portanto em função de toda a mudança, ocorre à necessidade do pedagogo se tornar uma pessoa critica e visionária capaz de se adaptar a mudanças, mais flexível, e que contribua efetivamente para o processo empresarial, com objetivo primordial de se apresentar de forma prática e teórica a função da área de treinamento e desenvolvimento de pessoal, bem como sua utilização para alcançar objetivos organizacionais. Transmitir técnicas de levantamento de necessidades, elaboração, mensuração, programas de treinamento. E também compreender e elaborar formas de mensurar resultados em treinamento e desenvolvimento.
O maior patrimônio da empresa é o ser humano por este motivo o foco maior é a gestão de pessoas. Nesses últimos tempos os lideres estão mais prudentes e dando mais valor aos seus colaboradores e a empresa.
O que se pode observar claramente é que o pedagogo empresarial cumpre um importante papel dentro das empresas e organizações articulando as necessidades junto da gestão de conhecimentos. Cabe a este profissional provocar mudanças comportamentais nas pessoas envolvidas, favorecendo os dois lados: o funcionário que quando motivado e por dentro dos conhecimentos necessários, sente-se melhor e produz mais e a empresa que quando se matem com pessoas qualificadas obtém melhores resultados e maiores lucratividades.
Contudo, o pedagogo e a empresa fazem uma ótima combinação, pois em tempos modernos ambos têm o mesmo objetivo de formar cidadãos críticos com competências para tal função.
O pedagogo empresarial necessita de uma formação filosófica, humanística e técnicas sólidas. Sabendo que seu foco deve estar direcionado para as partes descritas, empregadores e empregados; ele ainda interage com todos os níveis hierárquicos, promovendo ações de reciprocidade, de trocas mutuas, através de suas ações de humanização.


Referencia bibliográfica:RIBEIRO, Amélia Escotto do Amaral. Pedagogia Empresarial – atuação do pedagogo na empresa. Rio de janeiro: Wak Editora, 2003.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

CLICK AQUI e assine esse abaixo-assinado que objetiva a melhoria da educação pública

Este abaixo-assinado tem por objetivo apoio à aprovação do Projeto de Lei do Senado nº 480 de 2007, redigido pelo Senador Cristovam Buarque, que determina a obrigatoriedade dos agentes públicos eleitos para os Poderes Executivos e Legislativo federais, estaduais e municipais e do Distrito Federal matricularem seus filhos e demais dependentes em escolas públicas de educação básica até 2014.“O presente Projeto de Lei permitirá que se alcance, entre outros, os seguintes objetivos:
a) ético: comprometerá o representante do povo com a escola que atende ao povo;
b) político: certamente provocará um maior interesse das autoridades para com a educação pública com a conseqüente melhoria da qualidade dessas escolas.
c) financeiro: evitará a “evasão legal” de mais de 12 milhões de reais por mês, o que aumentaria a disponibilidade de recursos fiscais à disposição do setor público, inclusive para a educação;
d) estratégica: os governantes sentirão diretamente a urgência de, em sete anos, desenvolver a qualidade da educação pública no Brasil.”

(Projeto de Lei do Senado nº 480 de 2007)Neste momento precisamos do apoio de todos, pois este Projeto de Lei só será aprovado se houver pressão da opinião pública.

domingo, 13 de junho de 2010

VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA: UM ESTUDO DO FENÔMENO NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO

Sinopse de imprensa:
Aluna é condenada a indenizar professor por xingamento
14/01 - 05:37 - Redação
BRASÍLIA - Um professor universitário de Brasília conseguiu na Justiça que sua ex-aluna lhe pagasse uma indenização por tê-lo xingado e ameaçado fisicamente após ela ter sido flagrada colando em uma prova. As informações são do jornal “Folha de S. Paulo”.A 1ª Turma Recursal do Tribunal de Justiça do DF condenou, por unanimidade, a ex-aluna do curso de direito Sandra de Sousa a pagar R$ 5.000 por danos morais ao professor Alexssander de Oliveira, 25. Não cabe recurso da decisão.Em primeira instância, a universitária havia sido condenada a pagar R$ 3.000, mas tanto ela quanto o professor recorreram. A 1ª Turma Recursal do TJ-DF aumentou o valor."Ninguém pode ser destratado, tampouco tornar-se motivo de chacota, por quem quer que seja, sobretudo diante de grande público que, por medida de costume, lhe deve obediência e respeito hierárquico", diz o relator do processo, o juiz Esdras Neves, no acórdão.
O professor disse que ajuizou a ação em 2007 por ter ficado "estarrecido" com a atitude da aluna. "Ela me chamou de babaca, moleque e usou até palavrão. Disse que iria me bater na saída da aula", contou. A advogada do professor, Raquel Queiroz, afirmou que há poucos casos como o de seu cliente.
http://forum.darkside.com.br/vb/showthread.php?t=28402

segunda-feira, 7 de junho de 2010

IV Forum de Realidades e Perspectivas da Educacao Superior da FAETEC

A todos os interessados no Ensino Superior da FAETEC

A Diretoria do Ensino Superior da FAETEC realizou no Campus da UENF, nos dias 1 e 2 de junho de 2010 em Campos dos Goytacases, seu IV Fórum de discussão sobre o Ensino Superior. Nele foram apresentados diversas propostas, em anexo, com o intuito de tecer um diagnóstico de seus Institutos Superiores de Educação e Tecnologia, e elaboração de propostas condensadas no documento “Novos caminhos para uma definição de políticas públicas comprometidas com a área de formação profissional tecnológica no estado do Rio de Janeiro”, a ser entregue aos postulantes a cargos eletivos no estado do Rio de Janeiro.
Destaco que duas propostas foram também apresentadas no evento: a professora Sandra Santos, diretora do ISERJ, da formação de um programa de ensino superior que congregasse as unidades de forma homogênea e da professora Ângela, Diretora do ISEPAM, da formação de dois pólos de ensino superior, sediados respectivamente, no ISEPAM e no ISERJ.
Diante desse quadro a professora Sandra Santos, diretora do ISERJ, no retorno para Rio de Janeiro, propôs aos participantes que fosse dado andamento a discussão de Campos no ISERJ, nesta segunda, dia 7 de junho, a partir das 19 horas e na terça-feira, dia 8 de junho, a partir das 8 horas e 30 minutos, ambas na sala 300 do ISERJ.
Cabe ressaltar que a proposta em discussão, da parte do DESUP, está em aberto para a contribuição de todos os interessados.
Abaixo o endereço eletrônico para tanto:
forumfaetec@gmail.com

[disponibilizaremos nos anexos do grupo de discussão
http://groups.google.com.br/group/pedagogia-iserj tudo relacionado a esse fórum em Campos, aguardem]

Centro Acadêmico Cecília Meireles - ISERJ