Nosso e-mail

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO
Rua Mariz e Barros 273, sala 221-A, Tijuca- RJ
Nosso e-mail:
cacmiserj2012@gmail.com



sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

CART

Iserjianos,

Nesta última quarta-feira, houve a reunião mensal do CART (Conselho de Alunos Representantes de Turma).Temos excelentes novidades!!!! ;D

Seguem as notícias;

1. O Conselho Acadêmico deliberou que os professores têm o prazo máximo para entregar TODAS as notas até o dia 30.12. Nesta deliberação estão incluídas, também, as notas dos períodos anteriores, tais como a de alguns professores, que nós não temos, ainda...
E o Professor que descumprir esta deliberação sofrerá Processo Administrativo. Uma GRANDE VITÓRIA! Enfim, teremos (Assim esperamos!!!), nossas notas?!


2. Será proposta à Profª Cida Donato uma eletiva de Artes, para suprir o pouco tempo que temos para esta matéria.

3. As salas, agora, passarão a ser trancadas. Houve algumas situações desagradáveis, flagradas em algumas salas vazias e, então, tentando que não mais ocorram fatos assim, as salas terão suas chaves na coordenação. O 1º aluno que chegar para as aulas vai até lá, assina um livro, e pega a chave. O mesmo ocorrerá ao final da última aula do dia.
Para que os alunos que estudam, nos tempos vagos, possam ter um local para fazê-lo, a sala 219 estará disponível para este fim, funcionando também com chave, da mesma maneira que as salas ed aula: caso não esteja aberta, é só ir até a coordenação, e pegar a chave.


4. Nossa matrícula poderá ser feita nos dias 1º, 2 e 3/02/2012. As aulas iniciam dia 06/02/2011.

5. Foi feito um pedido, pela Representante do 1º período, a fim de que fosse disponibilizado um banheiro com chuveiro, para aqueles que trabalham, etc. A Profª Patrícia disse ser um pedido possível, e pediu que nós o encaminhássemos, por meio do CACM, à FAETEC.

Faremos, em breve, este pedido à FAETEC.

Resultado das Eleições do CACM 2011/2012

Apesar dos boatos de cancelamento de eleição que foram maldosamente divulgados pelos corredores do ISERJ para que houvesse um boicote às eleições do CACM, mesmo sem fazer campanha a Chapa Rosa venceu por unanimidade de 96 votos "sim".


Nossos sinceros agradecimentos aqueles que nos confiaram seus votos, pois estaremos de portas abertas aos que verdadeiramente quiserem colaborar, ou precisarem da nossa ajuda.


bjs




*CHAPA ROSA

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

domingo, 27 de novembro de 2011

Eleições CACM 2011/2012

Até 48 h antes da eleição a comissão eleitoral aguardou que os coordenadores de campanha validassem suas inscrições de chapas, porém apenas a inscrição da Chapa Rosa foi validada conforme o edital, com as devidas rubricas de seus membros diretores, e sendo assim, a chapa MOVER foi impugnada nesse pleito por não apresentar sua inscrição com as devidas rubricas na ficha de inscrição.
A assembleia foi realizada no dia 26/10/11 conforme prescrito no Estatuto do Centro Acadêmico Cecília Meireles, e o edital foi divulgado com 30 dias antecedendo a eleição e divulgado nos murais do ISERJ e no Blog.
As eleições para renovação do Centro Acadêmico Cecília Meireles tem início hoje 28/11/11, e terminam na quarta-feira, 30/11/11 tendo apenas uma chapa inscrita, a chapa Rosa com 13 mulheres dispostas a fazer a diferença e contando com a sua colaboração para reivindicar o que nos for mais relevante enquanto discentes.


Chapa Rosa

EXECUTIVA
1.Carla Laneuville Figueiredo Barbosa - Pedagogia - 3º período Tarde
2.Ednaura da Silva Lima - CNS - Manhã
3.Luiza Maria da Silveira Peralta - Pedagogia - 2º período Tarde
4.Rachel Pepe Reis - Pedagogia - 3º período Tarde
5.Marcia Rodrigues da Fonseca - Pedagogia - 5º período Noite

DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS
6.Marcia de Sousa Fernandes - Pedagogia - 2º período Noite
7.Vera Lúcia da Cunha Viana - Pedagogia - 6º período Noite

DEPARTAMENTO FINANCEIRO
8.Mônica Santos Vallim da Silva - Pedagogia - 5º período Noite
9.Andrea Matozinho - Pedagogia - 2º período Tarde

DEPARTAMNTO DE PROJETOS E EVENTOS
10. Grace dos Anjos Paraiso Norys - Pedagogia - 1º período Noite
11. Carmen Patrícia Barros Luna de Oliveira - Pedagogia - 1º período Tarde

DEPARTAMENTO DE RELAÇÕES PÚBLICAS E EDITORAÇÃO
12. Regina Celi Amorim Galvão - Pedagogia - 5º período Noite
13. Ledyr Cordovil Fidelis da Silva - Pedagogia - 3º período Noite

A nossa pretensão é fazer uma planilha para manter o CACM aberto nos mesmos dias da secretaria, 2ª, 4ª e 6ª, com horários afixados no mural e divulgado nos blog para atender a necessidade e interesse da maioria dos discentes, com livro de reclamações acessível a quem quiser dar sugestões que também podem ser enviadas ao nosso e-mail cacm-iserj@googlegroups.com que é exclusivo à diretoria do CACM. Todas as sugestões, reclamações ou denúncias serão postas na pauta das reuniões.



Para realizarmos um bom trabalho, necessitamos do apoio e participação dos representantes de turma como parceiros e colaboradores, que como tal, também terão acesso a sala 209-B utilizando-a como sala de estudos quando solicitarem, independente da presença de algum diretor do CACM na sala, mas para isso será necessário um prévio agendamento de horário que deverá ser feito pelo e-mail e ficará público no grupo https://www.facebook.com/groups/pedagogiaiserj/ criado com este propósito de agenda coletiva para que não haja confusão e sejam respeitados os direitos do primeiro a solicitar determinado dia e horário (máximo 2h) pelo e-mail pedagogiaiserj@groups.facebook.com [... ainda em construção as normas de reserva e utilização da sala 209B para o próximo período...]




terça-feira, 25 de outubro de 2011

ELEIÇÕES DO CENTRO ACADÊMICO CECÍLIA MEIRELES E COLEGIADO ACADÊMICO 2011/2012

FORME A SUA CHAPA!



A diretoria será composta por uma Executiva com cinco membros, Departamento Financeiro, Departamento de Eventos e Projetos, Departamento de Recursos Humanos e Departamento de Relações Públicas e Editoração, com no mínimo dois membros em cada Departamento.


As chapas devem apresentar, no ato de sua inscrição, duas vias com os nomes de seus membros efetivos e seus cargos suplentes com número de matrícula e curso digitados, respectivas indicações para o Colegiado Acadêmico com a rubrica de cada membro, e deverá ser entregue no Centro Acadêmico que autenticará com data de entrega, rubrica e carimbo as vias e entregará a via original à comissão eleitoral encarregada desse pleito.


Para tornar pública a campanha eleitoral do CACM - ISERJ as chapas serão divulgadas no blog e no facebook assim que fizerem suas inscrições.


INSCRIÇÕES: 1 a 4 de novembro
CAMPANHA: 7 a 11 de novembro
ELEIÇÕES: 28, 29 e 30 de novembro
APURAÇÃO: 30 de novembro

AS INSTRUÇÕES PARA A ELEIÇÃO FORAM DIVULGADAS EM ASSEMBLEIA DISCENTE, ESTÃO PÚBLICAS NOS MURAIS, E DISPONÍVEIS ON-LINE NO BLOG DO CENTRO ACADÊMICO CECÍLIA MEIRELES – ISERJ: http://cacmiserj.blogspot.com/



BOA SORTE!

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

ASSEMBLEIA DISCENTE 26/10/2011 - Sala 300






Horários:






  • MANHÃ/TARDE: de 10h às 12h


  • TARDE/NOITE: de 17h às 19:30h






PAUTA:






  • Divulgação do calendário eleitoral;



  • Formação da Comissao eleitoral;



OBS: os membros da comissão eleitoral não poderão fazer parte de nenhuma chapa

terça-feira, 18 de outubro de 2011

CALENDÁRIO ELEITORAL DO CACM SERÁ REMARCADO

Isejianos, as inscrições de chapas foram prorrogadas mais que o suficiente, mas como até hoje, 00:22h de 19/10/2011 não houve nenhuma inscrição oficial de chapa, acredito que uma nova assembleia discente deva ser marcada para que chapas se formem e cumpra-se o calendário estipulado. Fiquem atentos aos novos informes deste blog e no mural do Centro Acadêmico Cecília Meireles - ISERJ.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Revistas da Desup para o Ensino Superior

A partir do final desse semestre 2011.2, será impresso uma versão das Revistas EDU.TEC e DEMOCRATIZAR, que já existem na versão on-line no site da Faetec: www.faetec.rj.gov.br/desup ; que servirão para unir as faculdades ISTs e ISEs , falando em reportagens, sobre publicações acadêmicas que se tornaram notáveis , abordando inclusive temas interessantes para a área educacional.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

INSCRIÇÃO DE CHAPAS AO CACM ISERJ 2011/2012

INSCRIÇÕES: 3 A 7 DE OUTUBRO *
CAMPANHA: 17 A 21 DE OUTUBRO
ELEIÇÕES: 25, 26 E 27 DE OUTUBRO
APURAÇÃO: 27 DE OUTUBRO

A FICHA DE INSCRIÇÃO DE CHAPAS JÁ ESTÁ DISPONÍVEL ON-LINE NUM GRUPO. PARA BAIXÁ-LA, CLIQUE AQUI
, E SIGA AS INSTRUÇÕES.






PS> INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ 14 DE OUTUBRO!


PS2>>> INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ 17 DE OUTUBRO!!!


quinta-feira, 22 de setembro de 2011

ASSEMBLEIA ELEITORAL DIA 28 DE SETEMBRO



CACM Informa:

Assembleia Eleitoral 2011/2012:
dia 28 de setembro



Horários:
• 1º turno: 11h30min
• 2º turno: 15h30min
• 3º turno: 18h
Local: Sala 133

Pauta:
• Eleição da diretoria do Centro Acadêmico Cecília Meireles e Colegiado Acadêmico


Proposta de calendário eleitoral:
• Inscrição de chapas e conselheiros: 3 a 7 de outubro
• Campanha eleitoral: 17 a 21 de outubro
• Eleições: 25, 26 e 27 de outubro
• Apuração e posse da nova diretoria e conselheiros: 27 de outubro
(logo após do término da eleição)



quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Eleições do CACM e cadeiras dos Conselhos em Outubro

Posso estar equivocada?! E estava mesmo, desculpe. Não são 4 cadeiras no Colegiado Acadêmico do ISERJ para o Ensino Superior como inicialmente divulguei. São 3, com direito à reeleição.
3 conselheiros serão indicados pelo CACM; 2 para o Conselho Acadêmico (Reuniões as quartas-feiras pela manhã com a Coordenação de Pedagogia), e o outro para o Conselho Diretor, ( Reuniões as terças-feiras pela manhã com a Direção Geral e demais representantes de outros segmentos do ISERJ).
Todas essas 3 cadeiras tem direito a voto nas Reuniões do Conselho Pleno, somos 3 alunos conselheiros = 3 votos a mais nas questões do Ensino Superior!!!




A participação nas reuniões do Colegiado Acadêmico é obrigatória a todos os conselheiros (alunos, professores, e coordenadores)

Porém, embora sejamos 3 alunos conselheiros, nesse semestre efetivamente fomos apenas 2 nos Conselhos Plenos, porque nosso representante do Conselho Diretor está de licença médica desde o início desse semestre.
Nós não temos as Atas das reuniões do CACM atualizadas para comprovar o que fizemos, tremendo vacilo da nossa gestão, pois realizamos feitos bacanas que não ficarão registradas no Livro de ATAS do CACM! Mas o que pude registrei aqui, e irei, assim como qualquer um de vocês (diretores do CACM e discentes) também poderia, consultar nosso livro de Atas das gestões anteriores (CNS) no CACM e/ou as Atas das Reuniões do Conselho Câmara Acadêmico disponíveis a qualquer aluno interessado, na Secretaria do Ensino Superior e pesquisar essas questões para ter uma ideia do que foi decidido nessas reuniões e saber como esse registro deveria ter sido feito a cada reunião do CACM.
O certo é que CACM não é feudo ou capitania hereditária que se perpetue por licenças, ou ausências, ou favorecimentos pessoais. Isso não seria democrático ou ético.
Se eu não disputar nada poderei compor essa comissão eleitoral 2011/2012 e ficar de mesária nessa eleição para vocês. Sempre ajudarei no que puder a quem quiser ser eleito democraticamente a nos representar dignamente.
Eu socializo as informações que "acho" que sei pelos blogs, é isso que está me ajudando agora a coletar as informações que preciso repassar a vocês, e montarmos nosso calendário eleitoral de 2011.
Eu sempre colaborei para o sucesso de quem se predispôs a nos representar, porque é tarefa árdua. As reuniões de Conselho Pleno são longas, algumas tem início às 7h e duram a manhã inteira, mas você recebe a notificação da pauta por e-mail, e verdadeiramente elas acontecem.
As do Conselho Acadêmico às vezes não acontecem, são canceladas sem prévio aviso e você perde a viagem mesmo em algumas quartas-feiras pela manhã, (mas quando eu falto elas acontecem). Porém de certa forma, todas têm algum reconhecimento aos que verdadeiramente se comprometem, participam e tem peso para o curriculo lattes de vocês.
O nosso Instituto é lindo e único, embora isso não seja uma opinião unânime nos discentes/docentes. Vai da creche à Educação Superior, são praticamente 5 escolas num único espaço, e precisamos ter representantes do Ensino Superior nesse Colegiado Acadêmico e entender os problemas de cada segmento do ISERJ, seus pontos de conflito, as possibilidades de integração e colaborarmos para que tais mazelas sejam superadas a curto prazo e num futuro próximo inexistam. Precisamos oficializar as coisas por Atas, Assembleias, eu não estava habituada a fazer isso. Essa nunca foi a minha função no CACM. Alguém pode me ajudar?!

A minha praia era socializar informações pelos blogs. Eu não sou política, sindicalizada com nada, eu nem tenho um partido político oficial, nem frequento reuniões de condomínio. Eu simplesmente decidi estudar o que realmente gosto e entrei no CACM para socializar informações que soubesse e colaborar na transição do CNS para Pedagogia. Tentar entender o funcionamento desse sistema e a complexibilidade das divergências entre esses segmentos internos e externos inseridos na nossa economia e nas políticas educacionais. A minha função no CACM sempre foi alimentar os blogs e socializar as informações a todos virtualmente"nos blogs" e grupos abertos com essa finalidade. E para fazer isso era muito mais fácil eu fazer de casa do que do laboratório de informática do ISERJ, visto que no PC do CACM não temos acesso à Internet. Ano passado também fui indicada para ser conselheira acadêmica, pois a cadeira estava em vacância.

Alguém ajuda a compor essa comissão eleitoral?

Essas 3 cadeiras de conselho tem de ser divulgadas , disputadas e renovadas por vocês, discentes de Pedagogia!!!
Para defenderem com 3 votos a a mais as questões do ensino superior do ISERJ

Querem mudanças?
Façam acontecer!
A hora é agora.


Infelizmente o Curso Normal Superior acabou, resta-lhes apenas o reingresso, e por um tempo limitado que eu nem sei qual é. O período de migração do CNS para Pedagogia acabou. E quem está em atraso sem previsão de formatura no CNS eu aconselho prestar novo vestibular e garantir sua matrícula em Pedagogia, visto que ainda teremos acesso por vestibular a 30% das vagas.
Precisamos de renovação no CACM e no Colegiado Acadêmico!!!
Mas isso nem depende só de mim, e como descobri que tem ratos na 209-B, dificilmente vocês me verão naquela sala sozinha. Não é piada e nem metáfora poética. Tem fezes de rato na mesa do computador do CACM, e eu sou covarde com esses bichinhos asquerosos.
Quem pretende compor chapa, e indicar conselheiros articule com seus pares e se manifeste por gentileza!
Dúvidas? Mande e-mail cacm-iserj@googlegroups.com, eu esclarecerei no que puder



PRECISAMOS DE CONSELHEIROS PARTICIPATIVOS E ATUANTES!!!

Vocês tem dúvidas e insatisfações com o curso, com o CACM? Eu também tenho várias!

MAS A PARTIR DE AGORA SERÁ COM VOCÊS ARTICULAR ESSAS QUESTÕES!

O que vocês me perguntarem e eu souber, socializo, assim como fazem nossos ex-diretores do CACM, a galera do CNS. Quando a eles recorro repleta de dúvidas, são eles que na maioria das vezes me orientam, e me dizem onde saná-las, embora já tenham concluído seu curso, e alguns nem estejam mais no ISERJ, mantemos uma amizade via e-mail, MSN ou facebook.
A nossa executiva participativa sempre dininuiu e quase se estagna ao final de cada mandato, e com poucos colaboradores, estou tentando fazer o que nunca foi da minha competência administrativa.
Quem me ajuda nessa roubada a fazer as coisas certas agora e socializar a todos os próximos diretores do CACM através do nosso Livro de ATAS?
A nossa salvação é que muita coisa eu postei nos blogs. Mas ainda farei um índice dos assuntos para facilitar as nossas pesquisas.
Nesse pleito de renovação democrática necessária, serei simplesmente mesária, caso a comissão eleitoral não se forme, e mesmo que não haja franca oposição (só falácias/conspiração adolescente mesmo) e novamente forme-se apenas uma chapa única EU NÃO PARTICIPAREI DELA, mas posso continuar colaborando .

Eu, Mônica S. Vallim, só poderei fazer parte dessa Comissão Eleitoral 2011/2012 se não fizer parte da composição de nenhuma chapa, e nem indicação para para o Conselho Diretor. Como até agora ninguém se voluntariou a fazer parte da comissão...

BOA SORTE!!!




No que depender do que ainda resta dos diretores do CACM, esssa eleição acontecerá em outubro de 2011!




Próxima quarta-feira, 28 de Setembro compareçam na sala 133, de 11:30h às 20h para validar essa Assembleia e daremos sequência ao calendário eleitoral proposto.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Calendário do Semestre

Cobrem a cada semestre na Coordenação os seus calendários semestrais.
Nele estarão todas as datas relevantes... periodo de rematrícula, trancamento, eventos e etc.
Caso não consiga "de boca" SOLICITEM VIA PROTOCOLO!
Porque é um direito seu receber isso antecipadamente a cada semestre

Não é obrigação do CACM postar o calendário aqui. "EU NÃO SOU FUNCIONÁRIA DO ISERJ!"
Embora ele devesse pelo menos estar disponível on-line nos sites oficiais do ISERJ ou do DESUP.

Caso alguém o encontre disponível on-line por favor "comente", porque embora eu participe dos conselhos deliberativos, e tenha recebido no final do ano passado esse calendário, não tenho como disponibilizá-lo aqui para vocês, mas não tenho problema algum em me retratar publicamente.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Fica a Dica!

Nós nunca tivemos um Manual do Estudante no ISERJ, e como não sei quando ou se algum dia teremos, o "Fica a Dica" é para tentar orientar vocês nessas questões!

Providenciar esse manual não é responsabilidade do CACM, embora já tenhamos solicitado à Coordenação, assim como a atualização das informações no site do ISERJ, mas foram solicitações inúteis, tudo continua como em 2009;

Problemas com relação às notas não lançadas por alguns professores, disciplinas disponibilizadas que ainda estão sem aula, horários errados disponibilizados nas pasta e etc. Tudo deve ser solicitado VIA PROTOCOLO.

A ditadura acabou, mas respeite a hierarquia dos feudos no ISERJ e na FAETEC!
Façam todas as suas solicitações, primeiramente, VIA PROTOCOLO ao ISERJ, com uma justificativa bem redigida e GUARDEM OS COMPROVANTES.


Se for uma reivindicação coletiva, fomente para que muitos alunos solicitem a mesma providência "VIA PROTOCOLO", porque isso tem peso!


JUNTOS VOCÊS SÃO MAIS FORTES!


Pode ser que um dia vocês precisem levar as provas de suas solicitações aos Conselhos Deliberativos do ISERJ ou à instâncias maiores, como DESUP, SEEDUC ou MEC, e tudo que vocês escreverem nessas guias estará (ou deveria estar) guardado nas suas pastas na secretaria, mas se não estiver vocês terão os canhotos para provar que as fizeram.


De boca, só os beijos de língua terão algum valor na memória de vocês, "as palavras se perdem ao vento" pelos corredores do ISERJ!

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Petição Manifesto dos Educadores e Defensores da Causa da Educação Pública em Solidariedade a Luta dos Profissionais da Educação do Rio de Janeiro

Para assinar, clique aqui

MANIFESTO DOS EDUCADORES E DEFENSORES DA CAUSA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA EM SOLIDARIEDADE A LUTA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO





Após infrutíferas tentativas de negociação, que se arrastam por anos, os profissionais da educação do Estado do Rio de Janeiro, em concorrida Assembléia, realizada no dia 7 de junho de 2011, decidiram deflagrar greve. Atualmente, um professor graduado recebe R$ 750,00 brutos e um funcionário tem piso de 433,00. Somente em 2011, 2,4 mil professores pediram exoneração por completa falta de perspectiva de valorização profissional. A questão afeta a formação de novos professores nas universidades, pois, concretamente, muitos avaliam que a opção pela educação pública implica privações econômicas insuportáveis. As principais reivindicações da greve objetivam criar um patamar mínimo para que a escola pública estadual possa ser reconstruída: reajuste de 26%, incorporação da gratificação do “Nova Escola”, liberação de 1/3 da jornada de trabalho para preparação de aulas, atendimento a estudantes, participação em reuniões etc., eleições diretas nas escolas e melhoria da infraestrutura geral da rede. Compreendemos que a greve não é episódica e conjuntural. Ao contrário, está inscrita em um escopo muito mais amplo: objetiva sensibilizar a sociedade brasileira para uma das mais cruciais questões políticas não resolvidas da formação social brasileira: o reduzido montante de recursos estatais para a educação pública acarretando um quadro de sucateamento da rede pública e a paulatina transferência de atribuições do Estado para o mercado, por meio de parcerias público-privadas. Interesses particularistas de sindicatos patronais, de corporações da mídia, do agronegócio e, sobretudo, do setor financeiro arvoram-se o direito de educar a juventude brasileira. Para montar máquinas partidárias, diversos governos abrem as escolas à uma miríade de seitas religiosas retrocedendo no valor da escola laica. Estamos cientes de que não é um exagero afirmar que o futuro da escola pública está em questão. A luta dos trabalhadores da educação do Rio de Janeiro é generosa, resgata valores fundacionais para uma sociedade democrática e, por isso, nos solidarizamos, fortemente, com a luta em curso. Os recursos existem, desde que a educação seja uma prioridade. Por isso, instamos o governador Sérgio Cabral a negociar de modo verdadeiro com o SEPE, objetivando resolver a referida agenda mínima e a restabelecer o diálogo com os educadores comprometidos com a educação pública, não mercantil, capaz de contribuir para a formação integral das crianças e dos jovens do Estado do Rio de Janeiro.




Rio de Janeiro, 20 de junho de 2011





Primeiros signatários:


NOME /INSTITUIÇÃO


Roberto Leher - UFRJ

Carlos Nelson Coutinho – UFRJ

Gaudêncio Frigotto - UERJ

Virginia Fontes –UFF/ Fiocruz

Anita Leocádia Prestes -UFRJ

Marcelo Mattos Badaró – UFF

Ceci Juruá – UFRJ

Anita Handfas –UFRJ

Jailson dos Santos - UFRJ

Lorene Figueiredo –UFF

Ângela Siqueira –UFF

Lia Tiriba, UFF/ UNIRIO

Angela Rabello Maciel de Barros Tamberlini – UFF

José Luiz Antunes –UFF

Cecília Goulart- UFF

Iolanda de Oliveira – UFF

Cristina Miranda -UFRJ

Sara Granemann - UFRJ

Janete Luzia Leite - UFRJ

Fernando Celso Villar Marinho - UFRJ

Clara de Goes - UFRJ

José Miguel Bendrao Saldanha –UFRJ

Lenise Lima –UFRJ

Cleusa Santos –UFRJ

Vera Maria Martins Salim – UFRJ

Leandro Nogueira S. Filho – UFRJ

Letícia Legay – UFRJ

Luis Eduardo Acosta – UFRJ

Regina H Simões Barbosa – UFRJ

Francisco José da Silveira Lobo Neto - Fiocruz

Salatiel Menezes - UFRJ

Ana Maria Lana Ramos - UFF

Maria Inês Souza Bravo -UERJ

José Henrique Sanglard - EP/UFRJ



2ª CARTA ABERTA AOS DEPUTADOS ESTADUAIS.

Divulgue a carta abaixo e envie para todos os parlamentares. Vide relação de e-mail's no final do texto.


2ª CARTA ABERTA AOS DEPUTADOS ESTADUAIS.

SENHORES DEPUTADOS.


RECENTEMENTE ENVIEI UMA CARTA ABERTA AOS SENHORES, SOLICITANDO UM POSICIONAMENTO PERANTE A SOCIEDADE ACERCA DO LADO EM QUE OS SENHORES MILITAM, SE AO LADO DOS EMPREITEIROS FAVORECIDOS PELO GOVERNADOR OU AO LADO DA SOCIEDADE QUE PAGA SEUS IMPOSTOS E REQUER SERVIÇOS PÚBLICOS DE QUALIDADE, DENTRE ELES, A EDUCAÇÃO PÚBLICA QUE ATENDE OS FILHOS DOS TRABALHADORES, QUE NA SUA GRANDE MAIORIA ELEGEU OS SENHORES PARA REPRESENTÁ-LOS.


ENTENDO QUE ESTES DIAS QUE SEGUEM A VOTAÇÃO DA MENSAGEM DO EXECUTIVO QUE TRATA DO REAJUSTE SALARIAL DOS SERVIDORES DA EDUCAÇÃO, JUNTAMENTE COM SUAS EMENDAS, É O MOMENTO ADEQUADO PARA QUE OS SENHORES FAÇAM SEU POSICIONAMENTO, CUJO TEOR, TEREI, JUNTAMENTE COM OS DEMAIS SERVIDORES DA EDUCAÇÃO, O IMENSO PRAZER DE DIVULGÁ-LO AOS MEUS ALUNOS E SEUS PAIS, DURANTE ESTE ANO, BEM COMO A TODOS DA SOCIEDADE QUE TIVEREM AO MEU ALCANCE. NÃO MEDIREI ESFORÇOS PARA EXECUTAR TÃO RELEVANTE TAREFA.


ESPERO, SINCERAMENTE, QUE OS SENHORES TENHAM CRITÉRIO JUSTOS E DIGNOS DA MISSÃO QUE VOS FOI DELEGADA PELA CONJUNTO DA SOCIEDADE.


ESTAMOS VIVENDO UM MOMENTO DE MATURIDADE POLÍTICA EM QUE O CIDADÃO NÃO ADMITE MAIS CERTOS "CONCHAVOS" EM DETRIMENTO DA SOCIEDADE, HAJA VISTO OS CASOS RECENTES DO PREFEITO DE TERESÓPOLIS E DA EX-PREFEITA NÚBIA COZZOLINO DE MAGÉ. ESTAMOS ATENTO E VIGILANTES PARA EXPURGAR AS ESCÓRIAS POLÍTICAS QUE SE PARASITAM JUNTO ÀS GRANDES EMPRESAS E AO ESTADO.


PORTANTO SENHORES, VAMOS A VOTAÇÃO DA MENSAGEM DO GOVERNO COM MUITA RESPONSABILIDADE E RESPEITO AO ELEITOR.


COM TODO RESPEITO.



Relação dos e-mail's dos deputados:




claisemariazito@alerj.rj.gov.br, gersonbergher@alerj.rj.gov.br,lucinha@alerj.rj.gov.br, luizpaulo@alerj.rj.gov.br,andrelazaroni@alerj.rj.gov.br, bernardorossi@alerj.rj.gov.br,
chiquinhodamangueira@alerj.rj.gov.br, dica@alerj.rj.gov.br, domingosbrazao@alerj.rj.gov.br, edsonalbertassi@alerj.rj.gov.br, gracamatos@alerj.rj.gov.br, paulomelo@alerj.rj.gov.br,
pedroaugusto@alerj.rj.gov.br, pedrofernandes@alerj.rj.gov.br, rafaelpicciani@alerj.rj.gov.br, robertodinamite@alerj.rj.gov.br, gustavotutuca@alerj.rj.gov.br, marcelosimao@alerj.rj.gov.br,
rafaeldogordo@alerj.rj.gov.br, andrececiliano@alerj.rj.gov.br, gilbertopalmares@alerj.rj.gov.br, inespandelo@alerj.rj.gov.br, niltonsalomao@alerj.rj.gov.br, robsonleite@alerj.rj.gov.br,
rogeriocabral@alerj.rj.gov.br, zaqueuteixeira@alerj.rj.gov.br, gracapereira@alerj.rj.gov.br, enfermeirarejane@alerj.rj.gov.br, aspasiacamargo@alerj.rj.gov.br, xandrinho@alerj.rj.gov.br,
marcosabrahao@alerj.rj.gov.br, dionisiolins@alerj.rj.gov.br, flaviobolsonaro@alerj.rj.gov.br, andreiabusatto@alerj.rj.gov.br, bebeto@alerj.rj.gov.br, cidinhacampos@alerj.rj.gov.br,
janiomendes@alerj.gov.br, luizmartins@alerj.rj.gov.br, marciopanisset@alerj.rj.gov.br, marcossoares@alerj.rj.gov.br, myrianrios@alerj.rj.gov.br, pauloramos@alerj.rj.gov.br, ricardoabrao@alerj.rj.gov.br, wagnermontes@alerj.rj.gov.br, andrecorrea@alerj.rj.gov.br, comtebittencourt@alerj.rj.gov.br, drjoseluiznanci@alerj.rj.gov.br, geraldomoreira@alerj.rj.gov.br,
coroneljairo@alerj.rj.gov.br, marciopacheco@alerj.rj.gov.br, sabino@alerj.rj.gov.br, atilanunes@alerj.rj.gov.br, altineucortes@alerj.rj.gov.br, clarissagarotinho@alerj.rj.gov.br,
edinofonseca@alerj.rj.gov.br, fabiosilva@alerj.rj.gov.br, iranildocampos@alerj.rj.gov.br, migueljeovani@alerj.rj.gov.br, robertohenriques@alerj.rj.gov.br, samuelmalafaia@alerj.rj.gov.br, samuquinha@alerj.rj.gov.br, alessandrocalazans@alerj.rj.gov.br, joaopeixoto@alerj.rj.gov.br, alexandrecorrea@alerj.rj.gov.br, rosangelagomes@alerj.rj.gov.br, janirarocha@alerj.rj.gov.br,
marcelofreixo@alerj.rj.gov.br, marcusvinicius@alerj.rj.gov.br, thiagopampolha@alerj.rj.gov.br, waguinho@alerj.rj.gov.br


Veja o Abaixo-assinado " Educação Estadual do Rio de Janeiro-Carta Aberta" , que está disponível no site http://www.peticaopublica.com.br/?pi=EDUC2011 , para que seja lido, assinado e divulgado.

SOS EDUCAÇÃO PÚBLICA

A GREVE CONTINUA

Para ampliar, clique na imagem


segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Recepção aos calouros!





Em breve divulgo a data do "trote 2011.2"!


Precisamos recepcioná-los dignamente...rs


mas eu preciso de ajuda p isso!


bjs

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Rematrícula 2011.2 - A luta continua!

Encerrou-se hoje o período de rematrícula, foram apenas 3 dias, mas a nossa batalha para a rematrícula no ISERJ continua a mesma.
O horário disponibilizado no mural parece que não condiz com os das pastas, embora esteja nítido que houve um esforço da coordenação em nos disponibilizar 10 disciplinas.
Espero que os representantes de turma sejam pontuais nas críticas e principalmente nas sugestões no próximo CART, pois mesmo que nossa rematrícula não seja pela INTERNET no próximo semestre, pois temos que esperar as tais ações da FAETEC para informatizar a secretaria... facilitaria um bocado termos aqueles horários do mural disponibilizados com antecedência mínima de uma semana pelo menos, nesse blog, nos grupos ou no site do ISERJ, para apenas preenchermos no ISERJ a ficha já analisada com calma e comparada com nosso fluxograma.


É difícil ler as letras minúsculas afixadas no mural com as pessoas na frente.
É uma luta ainda maior ter que colocar nossos nomes nas pastas no dia da rematrícula, embora possamos agora durante a próxima semana incluirmos nossos nomes nas disciplinas que queiramos.
Isso pode, e tem de melhorar nos próximos períodos, mesmo que a tal da informatização da secretaria ainda demore a acontecer por conta dos entraves burocráticos, e talvez não nos contemple nunca, mas são as sugestões que levamos às reuniões com a coordenação que promovem as mudanças necessárias para que o nosso curso, e a nossa formação se tornem cada vez melhor.

sábado, 16 de julho de 2011

Nota de Repúdio ao parecer do Conselho Nacional de Educação sobre as creches


Na última quinta-feira, 7 de julho, o Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou um parecer que orienta que as creches de todo o Brasil devem fechar durante as férias. Nós, da Marcha Mundial das Mulheres , vimos a público repudiar este parecer, que vai na contramão das políticas públicas que contribuem para a autonomia econômica das mulheres.
A maior parte das mulheres que tem crianças em creches são aquelas que estão no mercado de trabalho em condições precárias e que sequer tem garantido o direito de férias. O fechamento coletivo das creches prejudica uma parcela importante de mulheres e crianças que não têm condições de programar férias em período escolar. As férias das crianças em creches têm que estar de acordo com as férias de pais e mães. Defendemos que seja garantido o direito de férias das trabalhadoras das creches com a contratação de professoras substitutas ou outras formas que não o fechamento para férias coletivas. Contudo, este direito não pode ser garantido em detrimento do direito das mulheres e crianças que dependem das creches, mas sim do poder publico que deve encontrar uma solução que garanta o direito das trabalhadoras e das usuárias.
A falta de creches prejudica muito o direito das mulheres ao trabalho. São elas que deixam seus empregos por não terem com quem deixar as crianças, que pagam com seus baixos salários uma escola particular ou outra mulher para cuidar dos filhos, ou ainda ficam dependendo de favores de parentes. Soluções individuais, as quais somos contra, uma vez que garantir creches públicas para todas as crianças é um dever do Estado.
O acesso às creches é um direito das mulheres que possibilita maior autonomia econômica e reconhecimento de seu direito ao trabalho. Defendemos que os cuidados com as crianças sejam compartilhados entre homens e mulheres, e também com a sociedade, a partir de políticas públicas que implementem serviços de cuidados gratuitos e de qualidade em horários integrais e contínuos.
Exigimos do Ministro da Educação, Fernando Haddad, que esse parecer não seja homologado e que a promessa da presidenta Dilma Rouseff , de construir 6.000 creches e pré-escolas no país até 2014 , efetive-se!


Creche para as crianças, autonomia para as mulheres já!
Marcha Mundial das Mulheres

http://mulheresemmarcha.blogspot.com/2011/07/nota-de-repudio-ao-parecer-do-conselho.html

quarta-feira, 6 de julho de 2011

RENOVAÇÃO DO CACM E CADEIRAS DO COLEGIADO ACADÊMICO EM OUTUBRO

Foi criada uma enquete no blog do CACM, embora já saibamos qual será o resultado, pq não tem como não concordar que a atuação do CACM é insatisfatória sim!
Até pq manipular enquetes, se quisessemos, não seria algo impossível.
Mas, nada melhor que a consciência tranquila por ter feito o correto. Desde 2009 as informações são socializadas pelos murais, entretanto algumas delas são misteriosamente abduzidas pelos fantasmas do ISERJ. Sem esquecer dos grupos e blogs criados para solucionar esse mistério, porém, sempre existirão pessoas que não lêem murais e lamentavelmente são tecnofóbicas, embora esse processo de rápidas atualizações tecnológicas seja irreversível até mesmo para quem escolheu ser professor no século XXI.
Contudo, já se foram 2 anos da minha vida acadêmica nessa batalha de reunir e socializar as informações on-line, e diretoria de centro acadêmico ou cadeira no conselho não são cargos vitalícios, tem de haver renovação.
Está mais do que na hora do CACM e das 4 cadeiras do colegiado acadêmico serem plenamente renovados por pessoas comprometidas, atuantes e participativas nas reuniões com a coordenação e/ou direção, pq só criticar é mt fácil para quem nem é capaz de sugerir melhorias, mas isso também faz parte do espetáculo acadêmico de qualquer curso superior, embora não produza mudanças reais na graduação de ninguém.
Que comecem a se articular novas chapas, e que os candidatos as cadeiras nos conselhos sejam comprometidos e formem suas alianças, pois as eleições acontecerão no próximo semestre, provavelmente em outubro, faça chuva ou faça sol.
Pretendo apenas orquestrar essa passagem, fornecendo informações aos interessados e desejando sucesso absoluto aos sucessores, nossos próximos representantes estudantis.



Provavelmente nos próximos períodos eu não terei mais tempo nem para alimentar o blog do CACM.
Portanto, se os alunos da Pedagogia do ISERJ querem mudanças, que comecem a se movimentar, e a se envolver com essas questões acadêmicas. Já dizia Paulo Freire "a educação tem que assumir-se política", pq os barracos, e as calúnias não promoveram mudanças significativas de reconhecimento ou me causaram algum constrangimentos.
As pequenas conquistas discentes aconteceram quando o CACM mediou os conflitos com a coordenação, sugeriu melhorias participando das reuniões do colegiado acadêmico e trabalhou junto na organização de eventos que valeram AACC para quem participou.
O meu afastamento se deve principalmente a minha futura falta de tempo nos próximos semestres para essas questões administrativas de CACM, mas a trajetória do que fizemos está registrada aqui nesse blog, criado em 15 de outubro de 2009.
Porém, se ninguém se candidatar a nada, pq ninguém tem tempo nunca e prefere apenas criticar, que assim seja.
Amém!




Mas, quem quiser informações que não encontrar aqui, manda um e-mail para o grupo cacm-iserj@googlegroups.com, que o meu objetivo continua sendo socializar o que eu aprendo.





Mônica S. Vallim

quinta-feira, 30 de junho de 2011

RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA

Já está sendo divulgado no ISERJ a data da rematrícula




27/7 CNS e 2º período
28/7 3º e 4º períodos
29/7 5º período

Horário: de 9h às 20h
Reinício do período letivo 1º de agosto

Passei na secretaria e fiquei sabendo dessa novidade:
Mesmo para continuar com o próximo período trancado o aluno, ou seu procurador, tem de passar lá, destrancar, fazer sua renovação de matrícula em no mínimo 3 disciplinas (o máximo são 10) e depois ir no protocolo solicitar um novo trancamento, mas atenção:





O ALUNO QUE FICAR MAIS DE 1 ANO COM SUA MATRÍCULA TRANCADA OU NÃO PASSAR NA SECRETARIA A CADA SEMESTRE, DURANTE O PERÍODO DE RENOVAÇÃO, PARA REGULARIZAR A SUA SITUÇÃO PERDERÁ A SUA MATRÍCULA, E PARA VOLTAR A ESTUDAR NO ISERJ TERÁ QUE PRESTAR NOVO VESTIBULAR.

sábado, 11 de junho de 2011

Quanto vale uma vida?

BOPE R$ 2.260,00 para arriscar a VIDA;
Bombeiros R$ 960,00 para salvar VIDAS;
Professor R$ 728,00 para preparar para a VIDA;
Médicos R$ 1.260,00 para manter a VIDA.
E nossos políticos eleitos democraticamente,
Ganham quanto para arruinar a VIDA dos outros?

Lembre-se disso nas próximas eleições!

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Programação da II Jornada de Pesquisa e Extensão do ISERJ

II Jornada de Pesquisa e Extensão





Os caminhos da Pesquisa no ensino ISERJ”



7 a 9 de junho de 2010




ü Pôsteres



ü Oficinas



ü Mesas redondas



ü Comunicações coordenadas



ü Haverá outorga de certificado






Entrada Franca


No blog da II Jornada de Pesquisa e Extensão do ISERJ já está disponível a programação:
http://segundajornadadoiserj.blogspot.com/2011/06/programacao-da-ii-jornada-de-pesquisa-e.html



Na lista do grupo PEDAGOGIA ISERJ você pode baixar a programação:
https://groups.google.com/group/pedagogia-iserj/browse_thread/thread/353ecd341e84b4c?hl=pt-BR


Até lá!

domingo, 5 de junho de 2011

Abaixo-assinado DIGNIDADE AOS BOMBEIROS CARIOCAS

Para: Governador do Estado do Rio de Janeiro






"Este abaixo-assinado é o reconhecimento da sociedade brasileira ao trabalho aguerrido dos bombeiros cariocas, mais enfaticamente, os guarda-vidas, que ganham um salário baixíssimo e não têm direito nem a filtro solar, embora sejam uma das corporações mais abnegadas do planeta, inclusive, treinadores de bombeiros que chegam de toda parte do mundo. Nas tragédias das chuvas do Rio de Janeiro, lá estão eles, para vidas salvar. Este abaixo-assinado será encaminhado à presidenta Dilma Rousseff e ao governador Sergio Cabral, pedindo que eles valorizem os Heróis do Rio."

Os signatários

O Abaixo-assinado DIGNIDADE AOS BOMBEIROS CARIOCAS, para Governador do Estado do Rio de Janeiro foi criada e escrita pela comunidade Amigos dos Heróis do Rio, e encontra-se alojado na internet no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para abaixo-assinados (petições públicas) online.
Caso tenha alguma questão para o autor do abaixo-assinado poderá enviar através desta página de contato.

Eu concordo com este abaixo-assinado, e acho que também concordarás.

Assine o abaixo-assinado aqui http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2011N9806 e divulgue-o aos teus contatos.

Fonte:
http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2011N9806

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Discussão sobre a regulamentação dos setores

O Conselho Pleno está hoje reunido em caráter extraordinário para regulamentação dos setores do ISERJ, a saber:

Secretaria de Educação Básica,
Setor de Orientação Educacional - SOE,
Setor de Orientação Pedagógica - SOP,
Setor de Educação Física,
Setor de Espaço de Inclusão,

A regulamentação desses espaços é importante, embora não nos afete publicamente, mas diz respeito a instituição da qual fazemos parte.

Na semana que vem está previsto a discussão sobre o acesso a rede FAETEC.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Conselho Acadêmico convoca o Conselho de Representantes de Turma - CART

Na última reunião do Conselho Câmara Acadêmico, ocorrida na quarta-feira, 25 de maio, ficou estabelecido o calendário do Conselho Acadêmico com Representantes de Turma (CART) do ensino superior do ISERJ.
Todas as turmas deverão ter representação nesse conselho, e os representantes terão isenção da presença na aula que ocorrer no mesmo horário da reunião.
As reuniões da coordenação com os representantes de turma acontecerão nos 3 turnos da última semana de cada mês.


Calendário do CART:


MANHÃ: Dia 1 de junho (quarta-feira) de 9h às 10h

TARDE: Dia 31 de maio (terça-feira) de 14h às 15h

NOITE: Dia 31 de maio (terça-feira) de 18:30h às 19:30h

sábado, 21 de maio de 2011

Reunião com a coordenação de pedagogia

Em reunião realizada essa semana com a coordenação solicitamos:

Atualização das informações referentes ao curso superior no site ISERJ.NET
http://iserj.net/normal-superior/ com quadro funcional, ementas, fuxograma e manual do aluno.
Aferição das ementas do ISERJ que estão disponíveis no site do FAETEC.DESUP http://www.faetec.rj.gov.br/desup/images/iserj/ementario_4_anos.pdf
Atualização do Quadro funcional do ISERJ no site FAETEC.DESUP http://www.faetec.rj.gov.br/desup/images/funcional/iserj.pdf
Inclusão dos discentes do ISERJ na estatística de alunos no site FAETEC.DESUP
http://www.faetec.rj.gov.br/desup/index.php/estatica-de-alunos-ises-e-ists-mainmenu-47
Encaminhamento dos abaixo-assinados que fizemos no período passado solicitando a manutenção do jantar na instituição, e o RIO-CARD inteligente aos alunos do superior, pois entendemos que uma das maiores causas de evasão no ensino superior se deve a necessidade de acesso.





Segundo a coordenação, a política de inclusão das informações no site do ensino superior já está sendo retomada até mesmo para que a comunidade externa tenha como se informar sobre o nosso curso, bem como para que os alunos do ISERJ compartilhem suas ideias, suas vivências em ações promovidas dentro dos cursos.




A coordenação também se comprometeu a verificar junto à FAETEC a possibilidade de ampliaçao da concessão do Rio-CARD inteligente ao ensino superior.




Quanto a questão do jantar a concessão está mantida, assim como almoço e lanches.




Informamos que o laboratório de informática se encontra em condições precárias, com vírus nas máquinas e internet de forma débil, e tomamos ciência que o SESUTI é o setor que dá suporte aos equipamentos do ISERJ, mas só pode fazer o diagnóstico, e ficou acordado que a coordenação irá solicitar à FAETEC soluções aos problemas do laboratório.




Foi sugerido que as salas do ensino superior sejam todas aparelhadas com computador e datashow, para facilitar a utilização de recursos multimídia. A coordenação considera mais viável a aquisição de kit's com datashow e laptop, mas ficou de avaliar a sugestão.




Também foi sugerido que se faça um projeto com verba de custeio junto à FAPERJ para o reaparelhamento do laboratório de informática.




Levantamos a necessidade de informatizar e virtualizar os serviços da secretaria do ensino superior, e a professora Patrícia deve entrar em contato com o professor Elídio do DESUP.




Sugerimos que se adote uma nova cultura institucional, para que os alunos posssam se matricular prioritariamente dentro das disciplinas do seu período. A coordenação se comprometeu a fornecer antes do término do semestre as disciplinas que serão oferecidas no próximo período, e buscar como prioridade sanar as carências, como a turma do 5º período da manhã, que não cursou até o momento a disciplina Arte e Educação.




Ao final ficou acordado uma periodicidade de reuniões mensais com os representantes de turmas e coordenação, intercaladas com as reuniões do Colegiado Acadêmico que são semanais e abertas à docentes e discentes interessados.



É somente com a sua colaboração efetiva, e não apenas com reclamações, falácias ou escândalos, que poderemos realizar um trabalho melhor para a comunidade acadêmica do ISERJ, e caso você tenha alguma contribuição, solicitação ou crítica a fazer para melhoria do nosso curso, encaminhe-a ao seu representante de turma, à coordenação ou ao nosso e-mail cacm-iserj@googlegroups.com


sexta-feira, 20 de maio de 2011

Dia 20 dia do pedagogo! Vamos comemorar!



Dia 20 de maio, dia do Pedagogo, o Centro Acadêmico Cecilia Meireles promove uma palestra comemorativa, reunindo a Direção Geral do ISERJ, a Direção do Ensino Superior, a recém eleita Coordenação de Graduação e os sindicatos representativos da categoria.
O tema abordado é a realidade da nossa formação profissional.
Participem!
Será fornecido certificado aos presentes!
Ao final sorteio de livros!

quarta-feira, 18 de maio de 2011

II Jornada de Pesquisa e Extensão do ISERJ já tem blog na net

A II Jornada de Pesquisa e Extensão do ISERJ está com blog no ar para sua divulgação.

http://segundajornadadoiserj.blogspot.com/2011/05/o-instituto-superior-de-educacao-do-rio.html

Lá você encontra a instruções para participação e a ficha de inscrição, ou na lista da Pedagogia ISERJ,https://groups.google.com/group/pedagogia-iserj/browse_thread/thread/f7de91deddc6617d?hl=pt-BR&pli=1
AS fichas de inscrição deverão ser entregues preenchidas nas coordenações dos segmentos (ensino Superior, CAPE e Educação Infantil e Centro Acadêmico Cecília Meireles) até 27 de maio.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

CHAMADA DE TRABALHOS - Revista EDU.TEC - FAETEC


Revista EDU.TEC (ISSN 1984-2007)
Edição de JULHO / 2011 / Chamada de artigos

Para mais informações acesse:
http://www.faetec.rj.gov.br/desup

PRAZO MÁXIMO PARA ENVIO: 15/JUNHO/2011

Quem estiver interessado em enviar artigos leia as normas para publicação e precisando de orientações complementares procure a professora Malu, na coordenação de pesquisa e extensão de Pedagogia.

Normas para publicação: http://www.faetec.rj.gov.br/desup/index.php/edutec/normas-para-publicacao

sábado, 14 de maio de 2011

Vem aí a eleição para delegados aos Congressos da UEE-RJ e UNE

Vem aí a eleição para delegados aos Congressos da UEE-RJ e UNE


Na quinta-feira passada, dia 12 de maio, o Centro Acadêmico fez uma reunião de diretoria, aberta a todos e onde se definiu o processo de escolha do delegados e suplentes aos Congresso da União Nacional dos Estudantes e União Estadual do Estudantes do Rio de Janeiro.  Para quem não sabem são fóruns de ambito nacional e estadual, respectivamente, onde os estudantes tem a opertudnidade de debater os temas de interesse e relevância e definir quais as lutas que serão desenvolvidas em função dos interesses estudantis. Quem quizer ir como candidato basta se candidatar e concorrer, se inscrevendo junto a Comissão Organizadora ou pelos emails: cacm.iserj@gmail.com ou cacm-iserj@googlegroups.com.
Calendáro do processo de escolha dos delegados:
Incrições: A partir de sexta-feira 13  a 17 de maio
Eleições: 18 a 19 maio
Apuração 19 de maio - a noite após o término das eleições:
Abaixo os membros da Comissão Organizadora:
Nome
1.       Walter  Cecchetto Filho
2.       Paulo Ney Cinelli Luzes
3.       Mônica Santos Vallim da Silva
4.       Genilson Araujo da Silva
5.       José Carlos Joaquim Filho
6.       Maria Clara do Couto C. Brasil
7.       Luciana de O.  Faria Braga
8.       Danielle Silva de Paula Santos
9.       Luana da Silva Improta
10.   Jurema de Souza Martins

Quem quiser ir como observador basta manifestar interesse junto ao Centro Acadêmico.
Participem a luta é de todos nós!

Agora é lei, estudante no Rio paga meia nos ônibus da capital

Agora é lei, estudante no Rio paga meia nos ônibus da capital



Vitória do movimento estudantil: prefeito do Rio de Janeiro sanciona lei que garante a universitários meia passagem nos ônibus




Ao lado da presidente da União Estadual dos Estudantes do Rio de Janeiro (UEE-RJ), Flávia Calé, o prefeito da capital do Rio de Janeiro, Eduardo Paes sancionou nesta quinta-feira (5) no Palácio da Cidade, o projeto de lei que concede aos universitários bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni) e a cotistas beneficiados pelas políticas públicas afirmativas o direito a meia passagem no transporte coletivo municipal.
Na solenidade estavam presentes o coordenador municipal de Juventude, Igor Bruno; o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão; e o vereador Adilson Pires, representando o presidente da Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Paes afirmou a importância de buscar melhorias na assistência estudantil .“Hoje falta no Brasil mão de obra qualificada e para melhorar esse cenário o acesso ao ensino universitário é fundamental. Essa iniciativa é para os estudantes mais humildes, que têm mais dificuldades financeiras, para aqueles que conseguem acessar a universidade, mas, muitas vezes, não conseguem manter-se nela por questões financeiras. Por isso, vemos esse projeto como um instrumento de estímulo para a qualificação dos jovens e a demonstração de que apostamos no futuro da nação”, explicou o prefeito.

Agradecendo à prefeitura e à Câmara dos Vereadores do Rio, a presidente da UEE-RJ declarou que essa era uma luta dos estudantes há muito tempo.“Essa era uma luta de muitas gerações. O Rio de Janeiro vive um momento muito especial, com tantas coisas importantes acontecendo. Mas, para que tudo seja um sucesso, precisamos de pessoas qualificadas trabalhando para alavancar o desenvolvimento da cidade. E hoje é um dia histórico para todos os estudantes, pois essa conquista representa um marco na história do movimento estudantil“, disse.

A conquista é uma luta histórica da UEE-RJ. Na última Jornada Nacional de Lutas da UNE, UBES e ANPG, dia 23 de março deste ano, a entidad carioca, embalada pela série de mobilizações realizadas em todo Brasil, levou milhares de estudantes às ruas em uma marcha que teve início na Assembléia Legislativa e seguiu para a Câmara Municipal. Laá, os universitários ocuparam as galerias da casa legislativa e pressionaram o voto dos vereadores a favor do projeto de lei 739/2010, que instituiu o desconto de 50% no transporte coletivo no município do Rio para estudantes prounistas e cotistas.

O estudante prounista da PUC-RJ Edson Santana comemorou a iniciativa e a vitória do movimento estudantil. “A vida do universitário é muito difícil, com muitos gastos com alimentação, cópias de apostilas e transporte. Hoje a maior causa da evasão universitária é sem dúvida a questão financeira e o benefício da meia passagem nos ônibus irá reduzir esses gastos”, garantiu o estudante.


Para o presidente da UNE, Augusto Chagas, a data de ontem deve ser celebrada pela representatividade de sua conquista. "Vitórias como essa é que fortalecem o movimento estudantil. O acesso à universidade deve ser prioridade de todos os segmentos da sociedade. Democratizar o ensino superior para o país entrar no rumo do desenvolvimento. Os estudantes do Rio têm uma história de luta em defesa dessa política e agora a conquistaram. Parabéns a todos aqueles que fizeram mais uma vez valer o nosso grito", celebrou Chagas, que estava no dia da votação na Câmara e se lembra da emoção ao ver os estudantes tomarem as galerias da Casa para comemorar a aprovação da lei.

Entenda o benefício
Conforme estabelece a Lei, o desconto só poderá ser utilizado pelos estudantes efetivamente matriculados e com frequência comprovada semestralmente, exclusivamente nos seus deslocamentos (ida e volta) às suas respectivas instituições de ensino superior. Estas devem ser reconhecidas e autorizadas pelo Ministério da Educação. A condição de estudante será comprovada mediante apresentação de documento de matrícula em qualquer instituição de ensino superior no município e da Carteira de Identidade Estudantil (CIE), emitida pela União Nacional dos Estudantes (UNE) ou pela União Estadual dos Estudantes do Rio de Janeiro (UEE-RJ). Em caso de transferência ou comercialização do direito dessa Lei, o estudante terá o benefício suspenso.
Através de cartões eletrônicos cada estudante poderá usufruir do desconto em no máximo duas meias passagens diárias, sendo 44 por mês. O valor não será acumulativo, ou seja, o saldo não utilizado não poderá ser adicionado ao valor do mês posterior e o benefício não poderá ser utilizado aos sábados, domingos, feriados e nos dias de férias escolares.

A Secretaria Municipal de Transportes promete regulamentar a lei, especialmente no que se refere às normas de cadastramento dos estudantes, de utilização dos benefícios e do pagamento da contrapartida que será por conta da prefeitura. A empresa que descumprir o código será penalizada com uma multa de R$1.100, que poderá dobrar em caso de reincidência. “Após esse ato, a prefeitura vai agora regulamentar essa Lei e, para isso, já existe um grupo instituído para fazer a elaboração de um decreto municipal. Pretendemos que já no segundo semestre desse ano, os estudantes possam usufruir desse benefício na prática e estudaremos ainda a possibilidade de integrar às políticas do Bilhete Único Carioca”, explica o secretário de Transportes, Alexandre Sansão.

20 anos de luta
Com 42 a favor e apenas 1 voto contra, as entidades conquistaram o direito ao benefício. "O momento foi histórico, com todos os estudantes cantando nas galerias e celebrando a vitória. Com certeza, aquele dia será lembrado como uma dos mais importantes para o movimento estudantil carioca", lembrou o presidente da UNE, Augusto Chagas.
Foram anos de luta estudantil até a concessão. Na primeira versão do projeto, enviada no início deste ano, o benefício se estendia a todos os universitários, no entanto, o projeto foi arquivado pela Comissão de Redação e Justiça da Câmara. “A UEE-RJ tem como bandeira a meia passagem desde a reorganização há quase 20 anos, e todos que participaram da passeata saíram com a sensação de que fizeram história”, analisou a presidente.

Para o coordenador da Coordenadoria de Juventude do Rio de Janeiro, Igor Bruno, um dos principais articuladores para que o meio passe se tornasse lei na capital, apenas com a juventude participando de forma organizada na política é possível obter conquistas reais. "Essa é uma bandeira das entidades estudantis há mais de 20 anos. Estamos todo esse tempo tentando conseguir a meia passagem para todos os estudantes universitários, mas não estávamos conseguindo pra ninguém. Hoje, quem mais precisa vai conseguir este benefício e isso é uma grande vitória", avaliou Igor, que foi presidente da UBES na gestão 2001-2003.

“Uma vitória de muitas gerações e uma conquista real para os jovens do Rio de Janeiro que não vemos há décadas. A Câmara dos vereadores historicamente sofre forte influência dos setores ligados ao transporte que sempre impediu qualquer discussão nesse sentido. O fato do prefeito Eduardo Paes ter feito uma promessa de campanha à UEE-RJ de implementar a meia passagem para os universitários e termos parceiros importantes na prefeitura, como o Coordenador de Juventude Igor Bruno, nos ajudou a criar um ambiente mais propício na Casa”, afirmou Calé.

A UNE, a UBES e a ANPG defendem que o benefício seja estendido a todos os universitários da rede pública e privada, mas já consideram um grande avanço o benefício aos bolsistas do ProUni e cotistas que abrange cerca de 30% dos estudantes da capital. Segundo Calé, esta é apenas a primeira vitória: “Sem dúvida, essa conquista fortalece o movimento estudantil e abre a brecha da porteira que precisávamos pra abrir a porteira inteira”.
Confira aqui entrevista exclusiva com a presidente da União Estadual dos Estudantes (UEE-RJ), Flávia Calé.




http://www.une.org.br/home3/movimento_estudantil/movestudantil_-_2010/m_19472.html

Da Redação
Fotos: Paulo Alvadia / Agência O Dia e J. P. Engelbrecht





»Siga a UNE no twitter: @_une
»
Siga a UBES no twitter:@_ubes»Assessoria de Imprensa: imprensa@une.org.br »Redação EstudanteNet: comunica@une.org.br








quinta-feira, 12 de maio de 2011

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2011-2020 - Considerações importantes

Companheiros,

Atentem para os graves problemas que atacam a escola pública, a partir do documento em anexo produzido pelo Fórum em Defesa da Escola Pública do Rio de Janeiro. Divulguem!!!



PRONUNCIAMENTO PÚBLICO DO FEDEP SOBRE O PROJETO DE LEI 8035/10

[DISPÕE SOBRE O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2011-2020]

As entidades e participantes do Seminário do Fórum Estadual em Defesa da Escola Pública (FEDEP), realizado no dia 30 de abril de 2011, na UERJ, Rio de Janeiro, vêm a público manifestar sua disposição de defender os seus princípios, aprovados no dia 23 de fevereiro, em ampla plenária construída por mais de 30 entidades e centenas de participantes. É a partir desses princípios que promovemos a discussão do PL 8035/10 e concluímos que o mesmo, por incorporar os piores aspectos do Plano de Desenvolvimento (PDE) da Educação e aprofundá-los, significa um gravíssimo ataque à educação pública: impede a construção do Sistema Nacional de Educação capaz de garantir o ensino público, gratuito, universal, laico, unitário e de qualidade social, como dever do Estado e direito universal. Ao contrário, dilui o dever do Estado na garantia do direito à educação pública, por meio da institucionalização e generalização das parcerias público-privadas (PPP’s); faz concessões à agenda do Acordo Geral de Comércio de Serviços da Organização Mundial do Comércio (AGCS/OMC) ao promover a internacionalização do “serviço” educacional e desconsidera o protagonismo histórico dos educadores sobre a educação.

O PL 8035/10 ignora a situação atual da educação brasileira ao se furtar de realizar uma avaliação rigorosa dos indicadores educacionais, dos pífios avanços do PNE de 2001 (Lei nº 10.172/2001), e dos anseios dos educadores, expressos nos Congressos Nacionais de Educação e sistematizados no PNE: Proposta da Sociedade Brasileira. O referido PL oculta o fato de que está em curso um pernicioso processo de subordinação da educação aos fundos de investimentos, abrangendo desde a produção do material didático-pedagógico até aquisições, fusões e joint ventures de empresas educacionais, deslocando de modo radical a educação para o setor mercantil com o predomínio da esfera financeira. Silenciosamente, mantém como interlocutor privilegiado da educação brasileira o lobby empresarial das principais corporações que compõem o bloco de poder, o “Movimento Compromisso Todos pela Educação” e os sindicatos patronais organizados no chamado Sistema S (SENAI, SENAC, SENAR, SESC etc.).

Por seus objetivos incompatíveis com a construção de uma educação pública, universal e unitária, o método de construção do PL teria que ser antidemocrático e é forçoso reconhecer que o MEC foi diligente nas práticas autocráticas, ignorando, por completo, os debates dos educadores em distintos âmbitos.

Em virtude dessas características, o texto do PL 8035/10 não pode ser lido como se os artigos, as metas e as estratégias fossem unidades isoladas. Existe uma lógica geral na proposta de texto legal que operacionaliza o Estado gerencial e, para isso, redimensiona, para maior, a centralidade das formas de regulação da educação por meio da avaliação. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) torna-se a referência central de todas as políticas para a educação básica, submetendo-as à regulação internacional promovida pela OCDE, Banco Mundial e UNESCO. Este Índice é indissociável dos rankings, dos prêmios e dos castigos. O dever do Estado com a educação universal, pública e unitária torna-se difuso, apagando o preceito constitucional que estabelece tal dever. A opção de não aumentar o montante de recursos para a educação pública para 10% do PIB e a postergação de 7% do PIB para o longínquo ano de 2020 são coerentes com essa concepção de Estado e, sobretudo, com a supremacia do setor financeiro no atual bloco de poder.

O exame das estratégias de ampliação das matrículas em todos os níveis, em especial no ensino médio, profissional, superior (graduação e pós-graduação), confirma a opção pelo financiamento público as instituições privadas, através das parcerias público-privadas inscritas no FIES e, centralmente, por meio de isenções tributárias. Entre os principais beneficiários de tais parcerias, cabe destacar o sistema sindical patronal (Sistema S) e as grandes empresas do setor.

Os trabalhadores da educação são ressignificados no PL como profissionais desprovidos de autonomia, subordinados às tecnologias da informação e comunicação (TIC¡¯s) e aos instrumentos de avaliação, concepção que impossibilita a função social dos docentes como intelectuais produtores e organizadores da cultura científica, tecnológica, histórico-social, artística e cultural. Em função dessa desqualificação dos professores, o mencionado PL aprofunda a opção pela formação instrumental por meio de educação à distância (EAD), impossibilitando a formação universitária defendida pelos educadores e suas entidades representativas. Não causa surpresa, por conseguinte, a ausência de metas objetivas para a elevação real da remuneração e para a estruturação de planos nacionais de carreira que alterem em profundidade a situação de hiperexploração dos trabalhadores da educação.

Em conformidade com o AGCS/OMC, o PL concebe a EAD como modalidade axial da educação brasileira, abrangendo, sobretudo, a formação profissional, a graduação e a pós-graduação e, no mesmo diapasão, incentiva a internacionalização reclamada pelas corporações mundiais da educação. A EAD avança, de fato, até mesmo para a pos-graduação stricto-sensu, notadamente no setor privado, incentivado pelas verbas do FIES e pela proliferação de mestrados e quica doutorados profissionais (como previsto no PL 7200/06 que dispõe sobre a regulação da educação superior), possibilitando mestrados sem dissertações e doutorados sem teses.

Em suma, o PL é uma ferramenta para ampliar o escopo da privatização e da mercantilização da educação brasileira, aprofundando a precarização geral do trabalho no campo da educação. Obsta, também, os avanços conquistados pelas lutas sociais em prol do público, como a educação do campo, dos povos originários, quilombolas, etc., inviabilizando qualquer tentativa de assegurar o caráter público das instituições estatais.

Os participantes do Seminário do FEDEP, vindos de diversas partes do país, consideram que o futuro da educação pública encontra-se em “estado de emergência.” A vigorosa mobilização social das entidades que historicamente construíram os Congressos Nacionais de Educação pode ser decisiva para a alteração desse tenebroso cenário. Por isso, conclamam as entidades nacionais que estão retomando o Fórum Nacional em Defesa da Educação Pública (FNDEP) a convocar uma Plenária Nacional ampliada, aberta a todos os protagonistas da causa da educação publica - visando discutir e debater os termos impostos pelo PL 8035/10 -, em afirmar sua adesão a realização de um plebiscito nacional em defesa dos 10% do PIB exclusivamente voltado para a educação pública.



Rio de Janeiro, 30 de abril de 2011



Signatários:
Fórum Estadual em Defesa da Escola Pública do Rio de Janeiro